Clima: ONU publica guia de proteção trabalhista

• Crise climática e trabalho • Eutanásia será aprovada no Uruguai? • Crise de saúde na Índia • E MAIS: Agora Tem Especialistas; maconha medicinal; IA e demência; clínicas com energia solar •

.

Em parceria com a Organização Mundial de Meteorologia, as Nações Unidas elaboraram um guia com recomendações para a proteção do trabalho ante as mudanças climáticas. O documento parte do pressuposto de que trabalhadores de diversos ramos produtivos, como agricultura, pesca e construção civil, estão cada vez mais expostos a ondas de calor e temperaturas mais altas que a média histórica.

O Guia lista uma série de recomendações sobre novas práticas de trabalho, inovação, colaboração de empregadores e investidores. Segundo o estudo que embasa o documento, 2,4 bilhões de trabalhadores estarão expostos a novas condições climáticas que afetarão sua saúde.

No Uruguai, avança lei que permite eutanásia

A Câmara dos Deputados do Uruguai aprovou em votação um projeto de lei que libera a eutanásia, isto é, a morte assistida a partir de decisão do próprio paciente. O projeto ainda deve ser aprovado no senado. Segundo O Globo, conta com boa base de apoio social. Na Europa, a eutanásia já é permitida em várias países, e também avança nas Américas, ainda que em alguns casos tenha dependido de decisões da Suprema Corte.

Ainda segundo a matéria, o Brasil pode mudar seu atual estado de proibição a partir do envelhecimento de parte da população. Por ora, pacientes podem recorrer à ortotanásia, isto é, recusa de tratamentos que prolonguem a vida. Além disso, o país avançou em investimentos em cuidados paliativos, recentemente reconhecidos como especialidade médica e introduzidos no SUS.

Crise de financiamento deixa milhões sem tratamento na Índia

Após meses sem cumprir seus compromissos com o setor privado, o governo de Narendra Modi se vê diante de uma crise na provisão de serviços de saúde. Isso porque a rede de hospitais contratada pelo governo suspendeu os atendimentos, o que significa que parcelas da população ficarão sem acesso a tratamentos críticos, como cardiológicos, oncológicos e renais.

Em 2018, o primeiro-ministro prometeu equacionar os gargalos de saúde de cerca de 500 milhões de indianos, os 40% mais pobres com pouco acesso a serviços médicos. Estudos indicam que quase um terço da população do país teve gastos excessivos com saúde em 2024.

* * *

Distribuição de especialistas pelo Brasil

O Ministério da Saúde selecionou os 501 médicos que vão atuar em todo o país pelo programa Agora Tem Especialistas. Distribuídos em 212 municípios dos 26 estados e do DF, serão destinados a regiões onde há falta desses profissionais, de modo a ampliar a assistência à saúde da população. Saiba mais.

Canabidiol em SP

A prefeitura da cidade de São Paulo vai expandir a prescrição de canabidiol nas unidades públicas municipais de saúde para doenças como autismo, Alzheimer, depressão e ansiedade. A Secretária Municipal fará o treinamento dos médicos responsáveis técnicos de cada UBS para a prescrição do medicamento. Veja a lista das doenças contempladas.

IA pode ajudar na demência?

Os “companheiros de IA” têm o potencial de ajudar a manter o cérebro ativo e aliviar a solidão em pacientes, além de reduzir parte da carga sobre os cuidadores. Especialistas apontam o diagnóstico de demência baseado em IA como uma área promissora. Mas e os riscos na implementação desta tecnologia?

“Clínicas solares” na Zâmbia

A Zâmbia se tornou o primeiro país a inaugurar uma clínica abastecida com energia solar, como parte do programa que visa abastecer 1.277 clínicas até junho de 2026. É o primeiro passo para levar energia solar confiável a instalações ao redor de todo o país, melhorando os serviços de saúde para 1,3 milhão de pessoas. E o que é uma clínica solar?

Sem publicidade ou patrocínio, dependemos de você. Faça parte do nosso grupo de apoiadores e ajude a manter nossa voz livre e plural: apoia.se/outraspalavras

Leia Também: