Alames promove ato de solidariedade a Cuba

• Solidariedade a Cuba • Em memória de David Capistrano • E MAIS: ameaça ao Tratado dos Plásticos; doença de Chagas; pesca no rio Paraná; doença do sono no Quênia •

.

Encerrado na sexta-feira (8), o XVIII Congresso Latino-americano de Medicina Social e Saúde Coletiva contou com um ato de solidariedade a Cuba no último dia de sua programação. Confira o vídeo no canal do Cebes. Coordenada pela veterana sanitarista sueco-mexicana Asa Cristina Laurell, a mesa contou com uma exposição da pesquisadora cubana Victória Pérez Izquierdo acerca do impacto da crise em Cuba sobre a saúde da população. 

Nos últimos anos, os Estados Unidos apertaram ainda mais o bloqueio econômico que busca punir a população e derrubar o governo socialista surgido da Revolução Cubana, inviabilizando quase que completamente a importação de insumos. A agressão traz dificuldades enormes para o setor Saúde, explicou Pérez Izquierdo, que o Estado busca enfrentar com a intensificação do “trabalho educativo e preventivo nas comunidades” e a “descentralização dos serviços médicos”, entre outras medidas.

David Capistrano Filho, presente!

O Congresso da Alames também contou com uma roda de conversa em memória do médico David Capistrano Filho, que faleceu há 25 anos e cumpriu papel destacado nas lutas da Reforma Sanitária e contra a ditadura militar no Brasil. Militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) por décadas, Capistrano foi essencial para a criação do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), entidade organizadora do Congresso da semana passada. A gravação da homenagem está disponível aqui.

No período da redemocratização, o sanitarista pernambucano implementou políticas que prefiguraram aspectos do Sistema Único de Saúde (SUS) quando atuou como secretário da Saúde em Bauru e Santos. Nesta última cidade, também foi pioneiro da Reforma Psiquiátrica durante seu mandato de prefeito ao promover uma intervenção no manicômio local. O Cebes também publicou um vídeo onde o sanitarista Reinaldo Guimarães homenageia David Capistrano Filho com um relato sobre sua militância compartilhada no movimento estudantil, em episódios como a “greve dos excedentes” de 1967 e a prisão após o Congresso da UNE em Ibiúna, no ano seguinte.

* * *

Lobistas e impasses no Tratado de Plásticos

Lobbies do setor de combustíveis fósseis e petroquímicos compareceram às negociações do Tratado em números recordes. Quais as consequências dessa espécie de intimidação?

Descentralizar tratamento da doença de Chagas

Um novo protocolo para o controle da doença está em testes, produzidos por Biomanguinhos/Fiocruz. O objetivo é que o tratamento possa ser feito na cidade em que o paciente reside, visto que ainda é necessário deslocamento para unidades de saúde especializadas. Como andam as pesquisas?

Pesca no rio Paraná

De acordo com estudo publicado na revista Nature Ecology & Evolution, os ganhos econômicos com a atividade caíram cerca de 50% em 20 anos. A queda é um efeito da invasão de espécies exóticas e da ocupação humana na região, de acordo com estudo publicado na revista Nature Ecology & Evolution. Veja os resultados do trabalho.

Quênia livre da doença do sono 

A OMS confirmou que o Quênia eliminou a tripanossomíase humana africana (HAT, na sigla em inglês) – também chamada de “doença do sono” – como um problema de saúde pública, tornando-se o décimo país a atingir esse importante marco. Veja o que disseram as autoridades

Outras Palavras é feito por muitas mãos. Se você valoriza nossa produção, contribua com um PIX para [email protected] e fortaleça o jornalismo crítico.

Leia Também: