Novo fôlego na luta pelo SUS

Queremos ampliar o alcance dos debates da saúde pública e fazer jornalismo de profundidade pela efetivação de um direito de todos

.

19 de fevereiro de 2018

Hoje nasce o Outra Saúde, um site que pretende ampliar a produção e a circulação das informações sobre o SUS e o direito à saúde. Com reportagens, entrevistas em vídeo e resenhas, também vamos reproduzir matérias publicadas por veículos parceiros e, além disso, oferecer uma newsletter diária e gratuita com as principais notícias nacionais e internacionais sobre saúde.

Outra Saúde é um site temático agregado ao já conhecido Outras Palavras, que existe desde 2010 e hoje conta com quase 300 mil seguidores no Facebook; no site, os textos são lidos 15 mil vezes por dia. Isso é importante porque, apesar da relevância do SUS para todos os brasileiros, o modo como ele funciona e as ameaças à sua existência não estão sempre claras, mesmo para os usuários. Muitos excelentes artigos, pesquisas e reportagens são publicados, especialmente no setor público, mas a circulação ainda é limitada. Não existe um veículo totalmente voltado para a saúde pública que tenha grande poder de penetração fora desse universo.

Toda semana, o Outra Saúde vai publicar pelo uma reportagem de produção própria que ajude a destrinchar questões atuais sobre saúde pública. Também vamos produzir entrevistas com grandes nomes da área e agregar conteúdos, reunindo o que de melhor for publicado sobre o tema em outros veículos – sempre com os devidos créditos e links para os produtores originais.  

Por fim, vamos oferecer um serviço de grande relevância para quem pesquisa, vive e usa o SUS: uma newsletter gratuita que vai levar aos assinantes, todas as manhãs, as principais notícias relacionadas à saúde publicadas tanto pelos jornais e revistas comerciais como pelos meios independentes ou institucionais.

Leia Também: