Israel X Irã: a Rússia entrou no jogo

Um grande analista do Oriente Médio sustenta: os mísseis iranianos já são capazes de penetrar o “domo de ferro” israelense. Há indícios claros de que Moscou está apoiando Teerã – e de que ambos firmarão, em breve, um pacto de defesa mútua

2018: Putin encontra-se, em Teerã, com então presidente do país, Hasan Rohani
.

Por M.K. Bhadrakumar | Tradução: Antonio Martins

Israel aparentemente engavetou seu ataque planejado contra o Irã. Uma combinação de circunstâncias pode ser atribuída a esse recuo, o que desmente a retórica intensa de Tel Aviv, de que estava pronto para agir.

Apesar da brilhante gestão de mídia de Israel, surgiram relatos de que o ataque de mísseis iranianos em 1º de outubro foi um sucesso espetacular. Foi uma demonstração da capacidade de dissuasão do Irã para esmagar Israel, se necessário. O fracasso dos EUA em interceptar os mísseis hipersônicos iranianos trouxe uma mensagem própria. O Irã afirma que 90% de seus mísseis penetraram no sistema de defesa aérea de Israel.

Will Schryver, engenheiro técnico e comentarista de segurança, escreveu no X: “Não entendo como alguém que viu os muitos vídeos dos ataques de mísseis iranianos contra Israel pode não reconhecer e admitir que foi uma demonstração impressionante das capacidades iranianas. Os mísseis balísticos do Irã ignoraram as defesas aéreas dos EUA/Israel e realizaram vários ataques com grandes ogivas contra alvos militares israelenses.”

Evidentemente, na situação de pânico que se seguiu em Israel, até 4/10 ainda havia decisão sobre qual tipo de resposta dar contra o Irã. Como disse o presidente dos EUA, Joe Biden, “se eu estivesse no lugar deles [israelenses], estaria pensando em outras alternativas além de atacar campos de petróleo”. A fala foi feita em uma rara aparição na sala de imprensa da Casa Branca, um dia depois de autoridades israelenses dizerem que uma “retaliação significativa” era iminente.

Biden acrescentou que os israelenses “ainda não concluíram como — o que eles vão fazer” em retaliação. Biden também disse a repórteres que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, deveria lembrar do apoio dos EUA a Israel ao decidir os próximos passos. Ele afirmou que estava tentando mobilizar o mundo para evitar uma guerra total no Oriente Médio.

Nesta pantomina, é mais seguro acreditar em Biden, já que a verdade é que, sem a ajuda prática e financeira — e intervenção direta — dos EUA Israel simplesmente não tem fôlego para enfrentar o Irã. A dominância regional de Israel se restringe a executar planos de assassinato e atacar civis desarmados.

Mas, mesmo aqui, é discutível o quão autossuficiente Israel é, comparada com o Irã. Surgiram relatos de que a nova inteligência tecnológica dos EUA localizou o paradeiro do líder do Hezbollah, Sayyed Nasrallah, que foi passada a Israel, levando ao seu assassinato.

Curiosamente, o diretor da CIA, William Burns, interveio para refutar os rumores de que o Irã tenha conduzido um teste nuclear no último sábado, 5/10. Falando em uma conferência de segurança na segunda-feira, Burns afirmou que os EUA monitoraram de perto a atividade nuclear do Irã em busca de qualquer sinal de que o país esteja acelerando em direção a uma bomba nuclear.

“Não vemos evidências hoje de que tal decisão tenha sido tomada. Observamos isso muito cuidadosamente”, disse ele. Burns desfez suavemente outro pretexto para atacar o Irã.

Um fator crítico que obrigou Israel/EUA a adiar qualquer ataque ao Irã foi o severo aviso de Teerã de que qualquer ataque à sua infraestrutura por Israel seria respondido com uma reação ainda mais dura. “Ao responder, não hesitamos nem agimos precipitadamente”, citou o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, que, aliás, fez uma viagem ao Líbano e à Síria no fim de semana para enviar uma “mensagem” desafiadora a Israel — como ele colocou — de que “o Irã apoiou fortemente a resistência e sempre a apoiará.”

No início de 4 de outubro, o Líder Supremo, Aiatolá Ali Khamenei, usou um raro sermão público para defender o ataque de mísseis do Irã contra Israel, dizendo que foi “legítimo e legal” e que, “se necessário”, Teerã o faria novamente. Falando em persa e árabe durante as orações de sexta-feira em Teerã, Khamenei disse que o Irã e o Eixo da Resistência não recuarão diante de Israel. O Irã não “procrastinará nem agirá apressadamente ao cumprir seu dever” de confrontar Israel, declarou Khamenei.

No entanto, o que desmotiva os israelenses e causa desconforto nos EUA é outra coisa — as crescentes sombras da Rússia sobre o cenário do Oriente Médio.

Analistas militares norte-americanos divulgaram que certas armas altamente avançadas da Rússia foram transferidas para o Irã nas últimas semanas, apoiadas pelo envio de pessoal militar russo para operar esses sistemas, incluindo mísseis S-400. Há especulações de que o secretário do Conselho de Segurança da Rússia (ex-ministro da Defesa) Sergei Shoigu fez duas visitas secretas ao Irã no período recente.

Aparentemente, Moscou também respondeu ao pedido iraniano de dados de satélite sobre alvos israelenses para seu ataque de mísseis em 1º de outubro. A Rússia também forneceu ao Irã o sistema de guerra eletrônica de longo alcance “Murmansk-BN”.

O sistema “Murmansk-BN” é um poderoso sistema de guerra eletrônica, capaz de bloquear e interceptar sinais de rádio inimigos, GPS, comunicações, satélites e outros sistemas eletrônicos a até 5.000 km de distância, neutralizando munições “inteligentes” e sistemas de drones — e é capaz de interromper sistemas de comunicação via satélite de alta frequência pertencentes aos EUA e à OTAN.

Sem dúvida, o envolvimento russo no impasse do Irã com Israel é potencialmente um divisor de águas. Do ponto de vista dos EUA, isso levanta o espectro preocupante de um confronto direto com a Rússia, algo que Washington quer evitar.

É nesse cenário que agências de notícias oficiais russas citaram o assessor presidencial Yury Ushakov, no domingo, afirmando que Putin planeja se encontrar com seu homólogo iraniano, Masud Pezeshkian, na capital do Turcomenistão, Ashgabat, em 11 de outubro.

Ushakov não elaborou sobre a reunião. De fato, isso é uma surpresa, já que os dois líderes programaram se encontrar novamente na cúpula do BRICS, na cidade russa de Kazan, de 22 a 24 de outubro.

Claro, os iranianos também estão sendo discretos. Tanto Moscou quanto Teerã anunciaram que seus presidentes visitariam Ashgabat em 11 de outubro para participar de uma cerimônia marcando o 300º aniversário de nascimento do poeta e pensador turcomano Magtymguly Pyragy. Fumaça e espelhos! (aqui e aqui)

É totalmente concebível que, em meio às crescentes tensões regionais, Moscou e Teerã possam ter pensado em antecipar a assinatura formal do pacto de defesa russo-iraniano, originalmente programado para acontecer em Kazan.

Se for assim, o evento de sexta-feira será semelhante à visita não programada do então ministro das Relações Exteriores soviético, Andrei Gromyko, a Nova Délhi para a assinatura do histórico Tratado de Paz, Amizade e Cooperação entre Índia e URSS, em 9 de agosto de 1971.

Curiosamente, Ushakov acrescentou que Putin não tem planos de se encontrar com Netanyahu. Putin ainda não respondeu a um pedido de Netanyahu para uma conversa telefônica, feito há cinco dias. Uma lenda que Netanyahu criou, nos últimos anos, para impressionar seu público doméstico (e confundir as ruas árabes) — de que ele tinha um relacionamento especial com Putin — está desmoronando.

Por outro lado, ao marcar uma reunião urgente em Ashgabat — na verdade, o presidente do Turcomenistão, Serdar Berdimuhamedov, esteve em Moscou apenas na segunda-feira/terça-feira para uma visita de trabalho — o Kremlin está deixando claro para Washington e Tel Aviv que Moscou está irrevogavelmente alinhado com Teerã e ajudará este último, não importa o que for necessário. (Veja, em meu blog, “Crise na Ásia Ocidental leva Biden a quebrar o gelo com Putin”, 5/10/24)

A história não está se repetindo? O Tratado Indo-Soviético de 1971 foi o tratado internacional mais consequente assinado pela Índia desde sua independência. Não foi uma aliança militar. Mas a União Soviética aumentou a capacidade militar da Índia para uma guerra iminente e criou espaço para que o país fortalecesse as bases de sua autonomia estratégica e sua capacidade de ação independente.

Leia Também:

52 comentários para "Israel X Irã: a Rússia entrou no jogo"

  1. Joabens Lopes de Sousa disse:

    Estou cada dia mais convicto de que a religião e mesmo o ópio do povo, Marx estava com a rasão,o oriente médio em vez de terra santa deveria ser chamado de terra amaldiçoada.Pensar que a origem do conflito entre judeus e Palestino é religião.A culpa da miséria do mundo é a religião.

  2. Luis disse:

    Matéria tendenciosa, muito ruim.

  3. Luis disse:

    Paz sobre o Israel de Deus!
    Deus abençoe Israel!

  4. JOSE MAURO TORRES disse:

    Israel está fazendo com a Palestina o que aprendeu com Hitler, na segunda gerra mundial .
    É uma vergonha para o mundo deixar Israel cometer este genocídio contra um povo, matando principalmente inocentes, mulheres e crianças, destruindo Universidades, Escolas, Hospitais e até mesmo os voluntários da ONU.

  5. LUIS MACIEL DE OLIVEIRA disse:

    Estudar história dos conflitos poderia ajudar muito

  6. Luciene disse:

    Creio que o ocidente – acostumado a travar suas guerras eternas contra países do oriente médio e além, numa tentativa de expansão de suas fronteiras, explorando, pilhando riquezas, evangelizando, escravizando populações e, por fim, promovendo limpezas étnicas – já percebeu novos atores no cenário geopolítico, reconfigurando o mundo. Novos ventos sopram do oriente. Pena que por aqui, ainda prevaleça o espírito do colonizado, das elites entreguistas e não patrióticas. Daqueles que batem continência para a bandeira estadunidense e apoiam Israel. Excelente matéria.

  7. Super Xandão disse:

    Kkkkkkkkk ÚLTIMA coisa que os EUA quer é atacar Campos de petróleo.

    Amigos, amigos, negócios à parte.

  8. Carlos Boeira disse:

    Quando leio os comentários sobre a reportagem eu tenho certeza que a humanidade traçou o seu fim. A luz que vemos no fim do túnel é a luz das bombas. O fim da vida civilizada está anunciado.

  9. Ted disse:

    Eua e o estado terrorista de israel saem impunes desse genocídio, enquanto a onu continuar com o voto de minerva dos malditos yankees.

  10. Antonio disse:

    Texto tendencioso a sustentar a narrativa que Israel é o culpado pela violência e não o contrário. Infelizmente num cenário de guerra inocentes morrerão dos dois lados, mas a iniciativa de atacar foi dos terrorista que se escondem atrás de escolas, hospitais e locais públicos colocando a população civil como escudo para praticar suas atrocidades!! A Rússia não tem cacife para guerrear em dois fronts se tentar perderá a guerra!!! A única chance deles é a arma nuclear, daí tem que ter culhão pra acionar e então todos perderão!!!

  11. Renato Souza disse:

    A poderosa mídia dos EUA continuam enganando cidadãos de todo o mundo. O poderio bélico da Rússia é o 2º maior do mundo, tendo um PIB 10 vezes menor que os EUA. Ou seja, são mais eficientes. Somando isso ao rígido sistema de governo, social e religioso, torna Moscou uma temida máquina de guerra.
    Já o Tio Sam costuma ser covarde, só entra em guerra vencida, contra inimigo já fragilizado, ou com um poderio de coalizão muito superior. Vide história.
    Contra Rússia, entraria em colapso social ao ter que abrir mão da sua democracia do consumo para bancar uma guerra de longo prazo. Os boyszinhos sisgeneres não tem psicológico para isso rs.

  12. Fernando Alves disse:

    Todos em direção ao conjunto vazio do impossível,
    iguais monstros idiotas.

  13. HUMBERTO FILHO disse:

    O estado judeu não existiria sem a relação privilegiada com os EUA razão pela qual faz o que faz com seus vizinhos. Se quisesse resolver seus problemas com os palestinos era só devolver as terras invadidas depois da criação dos dois estados pela ONU. Agora com o Irã, os sionistas estão como medo de aplicar o procedimento padrão(jogar bomba e matar crianças, mulheres e velhos na maioria) pois o Irã pode se defender e atacar e tem a ajuda da Rússia na retaguarda.

  14. Dns disse:

    Que matéria sem vergonha e tendenciosa.

  15. Luiz Antônio disse:

    Bom dia! Esses arsenais não é nada pra Jesus

  16. Augusto disse:

    Os países que o “L”adrão apoia, por questões ideológicas falsas ou financeiras particulares, devemos reprovar totalmente devido a total disparidade de pensamentos se é que este facínora que os ignorantes Brasileiros colocaram no poder pensa.

  17. RUBEIVALDO SEREJO DA SILVA disse:

    O texto é tendencioso, mas evidência a união de ditaduras/terroristas buscando desestabilizar a frágil/paz mundial. O maior problema é que a história de um século atrás se repete, a pergunta que fica é de que lado o nosso país está? Uma vez que o atual presidente se solidariza com ditadores e terroristas.

  18. Rick Bonn disse:

    Perguntinha filha da pluta? SE ISRAHELL PODE TER BOMBA ATÔMICA, ME DIGAM O POR QUÊ O IRÃ NÃO PODE POSSUIR UMA? OU 50?
    Ou será que já as tem??? Oh! Dúvida cruel!!! não?

  19. RUBEIVALDO SEREJO DA SILVA disse:

    O texto é tendencioso, mas evidência a união de ditaduras/terroristas buscando desestabilizar a frágil/paz mundial. O maior problema é que a história de um século atrás se repete, a pergunta que fica é de que lado o nosso país está? Uma vez que o atual presidente se solidariza com ditadores terroristas.

  20. Jorge disse:

    O que nos deixa estarrecidos é ler uma “dita reportagem” sem nenhuma isenção, a ponto talvez até de culpar Israel por ainda ter reféns em poder dos terroristas, é muita desonestidade jornalística. Talvez o militante que escreveu este artigo não durasse um dia no Irã, pois sabemos que as leis são rígidas aos opositores e as comunidades LGBTQIA+ TV4K usuários de drogas, etc.

  21. Edson Carlos hintz disse:

    O Hamas foi o real causador de tudo isso, não foi um ataque bélico e sim assassinato de crianças, idosos e mulheres inocentes, além de estupros 🤮.
    Não tenho dúvidas de quem deveria ser esmagado,e nosso Deus supremo vai interfervir e ira, Rússia, China sentirão o poder…

  22. Luiz disse:

    Está texto serve para nada, são tantas palavras sem sentido algum, a verdade é que israel vai vencer a guerra.

  23. Lindoarte Lima disse:

    Que espécie de louco escreve algo assim? Amigo abra seus olhos para o que aconteceu a um ano atrás estou falando de assassinatos, estupros e crianças sendo colocadas em fornos. O textinho sem noção!

  24. Júlio César de Pinheiro Arrais disse:

    Fim do estado sionistas de Israel. Palestina livre e soberana. Dois povos um país…a Palestina. Um homem um voto.

  25. Amilton A. carvalho disse:

    Com certeza a Rússia vai equelibrar a balança os Estados Unidos pensam que pode sair atropelando todos mais quando se trata da Rússia com a maior potência nuclear.o estado Unidos pensa melhor..e irasel também..

  26. Eduardo Silveira disse:

    Um texto absurdamente tendencioso, estúpido e ignorante de fatos por todos conhecidos. Só lastimo não poder “desler”o que li.

  27. Antonio Ribeiro da Silva disse:

    O tal ai que mata crianças e mulheres inocente é sim genocida,pensa que vai acabar com a resistência não vai ,viva a palestina livre.

  28. Giorgio Guerzoni disse:

    Ao NEGAR ao Povo Palestino o direto a ser uma NAÇAO SOVRANA em seu territorio , o estado sionista èsta’ mostrando ao mundo a sua natura SUPREMACISTA E COLONIAL.O RACISMO INSITO NO MITO DO “POVO ESCOLHIDO POR DEUS !” OS FANATICOS BIBLICOS ESTAO AFOGANDO NO ODIO E NO SANGUE O APOIO MORAL POSTHOLOCAUSTO FAZENDO ECO AOS PIORES ESTREMISTAS ISLAMICOS .
    SOMENTE UM ESTADO LAICO MULTIETNICO E MULTIRELIGIOSOPODERÀ EVITAR LA TRAGEDIA DI UNA NUOVA DIASPORA ,OU NAKBA ,DI PROPORÇOES SEM PRECEDENTES NA HISTORIA DA HUMANIDADE.

  29. Raimundo disse:

    Alguém precisa impor limites a Israel, que se igualou aos atos terroristas praticados pelo Hamas. Israel assassina milhares de mulheres, crianças e a população civil de Gaza, do Líbano, da Síria e da Cisjordânia, e ainda assim continua tendo o apoio irrestrito do EUA e da Europa. É a decadência moral do ocidente.

  30. NILTON CARVALHO RODRIGUES disse:

    Tantas mortes e destruição, é Pena que ninguém fala em conceder entendimento, ou deixar que as Guerras aconteçam entre os consórcios inimigos sem a Participação estúpida de outros países que só têm interesses do Poder! De todos os lados ninguém liga para os civis indefesos que realmente sofrem com essa patifaria!

  31. ADRIANO RAMOS disse:

    Texto totalmente ideológico, de se perceber que quem escreveu tem amores por terroristas e não tem isenção alguma.

  32. Que haja paz em Israel disse:

    Israel sempre, Israel já venceu, está vencendo e vencerá os seus inimigos….

  33. Fernando Otaviano disse:

    Toda desavença havida no mundo tem o dedo podre dos EUA, que tem o poder de aumentar as desavenças ao patamar de guerras. Não fosse a intervenção dos EUA a guerra entre Ucrânia e Russia já tinha acabado. Os EUA e a OTAN procuram fomentar o conflito que começou, unicamente pela voracidade de expansão da OTAN. Ninguém quer conviver com um vizinho que só traz problema. Aliás, a iminente guerra Israel x Irã e eixo da resistência, também vem pela fome de expansão e opressão de Israel contra a Palestina. Mas Israel só se aventura nesta infame guerra, porque por trás está os EUA fornecendo armas e dinheiro para bancar e elevar o grau das atrocidades cometidas. Que venha a Paz.

  34. ROMERO DIDIER MONTEIRO disse:

    NADA JUSTIFICA O TERRORISMO TEMOS QUE EXTERNINAR OS TERRORISTAS QUE ATACAM CIVIS.

  35. Flavio Pereira Jorge disse:

    A Rússia tem que entrar no meio e mandar o satam 02 ,um míssil não uns cinco para o irá jogalos onde está o tal domo de ferro para ver se eles resistem a essa bombinha bélica será que vai fazer alguma diferença na reação de forças será e poder contra poder seria justo muito justo justíssimo.

  36. LAURO FEITOSA RODRIGUES disse:

    REPORTAGEM TENDENCIOSA AO EIXO DO MAL.

  37. Rodrigo disse:

    A Rússia tá atolada na Ucrânia seu estoque se armas tá por um fio
    Só quer ainda status de potência no mundo
    Acha q Israel n sabe do q acontece ? Seus agentes já filtraram informações. Israel já tomou sua decisão e saberá como usá-la

  38. Anselmo disse:

    São e serão sempre assassinos imperdoáveis aqueles que matam inocentes, independentemente do motivo, credo ou nacionalidade.

  39. Sergio Roberto disse:

    Conversa fiada essa matéria. Material pago pelo ordinário Kamenei. Rússia passando apuros com Ucrânia não vai querer se desgastar defendendo o Irã. Quando Israel atacar, o aiatolah vai borrar as cuecas. E a Rússia vai dizer “amém”.

  40. Sergio Roberto disse:

    Conversa fiada essa matéria. Material pago pelo ordinário Kamenei. Rússia passando apuros com Ucrânia não vai querer se desgastar defendendo o Irã. Quando Israel atacar, o aiatolah vai se borrar. E a Rússia vai dizer “amém”.

  41. Sergio Roberto disse:

    Conversa fiada essa matéria. Material pago pelo ordinário Kamenei. Rússia passando apuros com Ucrânia não vai querer se desgastar defendendo o Irã. Quando Israel atacar, o aiatolah vai se borrar. E a Rússia cai dizer “amém”.

  42. André disse:

    Nunca li tanta asneira.

  43. Brasil disse:

    Kkk Israel vai acabar com irão …tomara que desses mísseis caia no planalto central

  44. APARICIO disse:

    EU,PARABENIZO PELA VERACIDADE DO ASSUNTO DA GUERRA QUE SÓ TEM UM LADO.ISRAEL

  45. José Alberto de Aguiar Junior disse:

    Salve Israel morte ao eixo do mal seu fim está próximo. Vocês que colui imprensa suja estão em declínio e sem moral.

  46. SILVIO JOSE ALVES disse:

    O arsenal bélico Russo e tão bom que, entraram num enfrentamento, calculando destroçar o inimigo em 2 meses e lá se vão mais de 2 anos…

  47. Jeff disse:

    Que texto inútil e tendencioso, simplesmente escrevendo balelas. Só falta sentar no colo dos terroristas barbudinhos. Criem vergonha nessa cara, assassinos são os terroristas dos grupos armados que não fazem outra coisa na vida além de planejar ataques ou assassinatos, e invasão e estupros de pessoas inocentes.

  48. Antônio José disse:

    Vs são iguais esses terroristas assassinos que se levantarão contra Israel para os destruir -e-los sem motivos, pois foram essas covardes e perversos que assassinaram: mulheres, homens, idosos, crianças e bebês inocentes e indefesos e se Israel não reagisse eles feito coisas maiores. Mas o Deus que criou o céu e aterra e de Israel vai vingalos como Ele sempre defendeu, porque é Deus de Israel.

  49. Ficamos estarrecidos com os últimos acontecimentos no Oriente Medio.A entrada do Irã na guerra contra Israel abala todo o mundo.Pois se de um lado Israel tem os Estados Unidos como apoio,e o Irã por outro lado tem a Russia quer queira qer não queira é uma superprotencia Observamos que estas duas potenciais mesmo evitando um confronto direto,usam seus aliados camuflando o embate.
    Um confronto direto com certeza não haverá vencidos nem tampouco vencedores.O único derrotado será este frágil planeta e obviamente a humanidade que sofrerá por várias gerações os efeitos de radiações com ouso de armas nucleares superpotentes ,cujo acordos e tratados que não serão respeitados,serão apenas letras mortas.
    Diante desta hecatombe que se vislumbra verdadeiro Apocalipse, somente esperamos que a paz seja concretizada nas mesas de negociações.Enquanto isso nos brasileiros que amamos e venerados a paz :AGUARDEMUS ET OREMUS!

  50. Jaguar cientista disse:

    Ele está equivocado o analista . Israel tem muito mas tecnologia que o iran. inclusive á força seria de israel.os sistemas anti aéreo de Israel está entre os mas sofisticados do planeta.s Israel retaliar vai ser mas precisos.e ele vai porquê é a natação de deus á única democracia do oriente médio

  51. DOUGLAS ROBERTO DA FONSECA disse:

    Nossa que materia comunista, cheia de fake, o Ira é uma nação comunista com uma fantasia religiosa. Israel so nao manda uma Bomba atômica por causa dos Estados Unidos que eles tanto criticam, se os americanos nao puxasse coleira de Israel, o Ira nem existia mais. Russia nao tem condiçoes de manter sua propria guerra, ja foi derrotado mas nao quer assumir, China vai mandar camicases portugueses, uma bom e 100 chineses.

  52. Vejam só… Só tem um jeito… E o nosso país, correr com as as nossas armas nucleares. Fazendo secretamente . E outra coisa, colocarem dentro das granadas dos nossos Obuseiros, um dispositivo na ponta das munições de Artilharia, um dispositivo de lixo nuclear , para quando essas granadas explodirem, para contaminar o ar. Só assim, amenizaram o avanço inimigo. É como eu disse… Pega as granadas de 155mm, e 105mm, elas contem a carga de explosão, quando no impacto com o solo, adapta nelas, um vasilhame , contendo lixo nuclear, isto é arma suja. E salve-se que puder. Um abraço do Chamico R1…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *