Terry Eagleton explica o Materialismo

Em obra lançada pela Editora Unesp, o pensador inglês mergulha na complexidade deste conceito filosófico, questionando as dicotomias entre corpo e mente com uma visão crítica, dialogando com Marx, Nietzsche e Wittgenstein. Sorteamos dois exemplares

Reprodução
.

Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 40% de desconto em em todo os site da Editora Unesp. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!

Talvez, Terry Eagleton seja um dos últimos expoentes da escola de estudos culturais ingleses, que teve como fundadores os pensadores Raymond Williams, Stuart Hall e Richard Hoggart.

Sua abordagem costuma ser centrada na crítica literária, não à toa foi aluno de Raymond Williams – cujo reconhecido trabalho construiu bases sólidas para todo um campo de análise crítica da cultura que alicerça investigações até os dias de hoje, especialmente no que tange sociologia da cultura, indústria cultural e estudos literários.

Embora compartilhe com os estudiosos de Birmingham – citados acima – a preocupação com o impacto da cultura nas relações sociais e a ênfase na ideologia, Eagleton tem uma abordagem mais centrada na crítica literária marxista, sua principal base teórica. 

Ainda que beba da fonte de seus mestres, o filósofo tem o mérito de desenvolver seu próprio olhar para os estudos culturais, localizando-se em um lugar muito particular em relação às abordagens mais amplas e ecléticas que caracterizaram os estudos culturais ingleses nas últimas décadas.

Com inúmeras publicações, Eagleton segue enriquecendo o universo da teoria crítica com suas reflexões instigantes, ácidas e até mesmo controversas.

Recentemente, a Editora Unesp publicou no Brasil a obra Materialismo, na qual o autor questiona as noções tradicionais, simplistas e associadas ao senso comum sobre o materialismo, apresentando o conceito em toda a sua complexidade.

Outras Palavras e Editora Unesp irão sortear dois exemplares de Materialismo, de Terry Eagleton, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 10/3, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

Eagleton empreende uma análise ambiciosa e desafiadora, utilizando a tríade Marx, Nietzsche, Wittgenstein para abordar as questões de uma mente sem corpo do racionalismo em contraposição aos sentidos receptivos do empirismo.

O britânico levanta que ambos acreditavam que o mundo material merece atenção filosófica séria. Para o autor, o trabalho do filósofo não deveria ser apenas focar em um “plano superior” de ideias.

Marx, por exemplo, tensiona a distinção entre o mundo corpóreo e o abstrato. Nietzsche coloca em xeque a ideia de que abstrato e o corpóreo são categorias distintas. Já Wittgenstein, de maneira perspicaz, observa que a intuição é uma das primeiras ferramentas que utilizamos para enfrentar os desafios da vida.

A obra demonstra como corpo e espírito, bem como nossa dimensão sensorial e material, estão interligados, formando nossa existência e influenciando a maneira como nos engajamos e nos relacionamos com o mundo.

Com sua escrita envolvente e bem-humorada, o autor delineia uma reflexão sobre como nossos corpos e suas atividades são fundamentais para tornar o pensamento e a consciência possíveis. Como mentes corporificadas e corpos mentalizados. Entidades que, ainda que distintas, estão intimamente entrelaçadas, de modo que não faz sentido haver hierarquia significativa de uma sobre a outra.

Vale dizer que a leitura exige sua dose de concentração e abstração, entretanto, é altamente recomendável tanto a especialistas quanto a quem deseja iniciar sua jornada no assunto.


Em parceria com a Editora Unesp, o Outras Palavras irá sortear dois exemplares de Materialismo, de Terry Eagleton, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 10/3, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!


Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a ferramenta através da qual é possível construir conosco um projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalista. Pela colaboração, diversas contrapartidas são disponibilizadas: sorteios, descontos e gratuidades oferecidas por nossos parceiros – são mais vinte parcerias! Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: