Por uma cidade sem catracas

Entre passagens caras e superlotação, o modelo atual de transporte público se mostra cada vez mais insustentável. A solução? Tarifa Zero. Obra da Fundação Rosa Luxemburgo apresenta o quadro atual mais completo sobre o tema. Sorteamos cinco exemplares

Jovens se manifestam na Avenida Paulista (São Paulo) em junho de 2013 / Crédito: Marcos Santos | Imagem reproduzida no site Educação e Território
.

O transporte público no Brasil vive uma encruzilhada. Enquanto as redes tradicionais enfrentam queda histórica no número de passageiros, o modelo atual – baseado em tarifas e superlotação – mostra-se insustentável.

Entretanto, uma alternativa que vem ganhando força pode solucionar esse quadro e transformar nossas vidas: a Tarifa Zero. Mais do que uma proposta utópica, ela já é realidade em mais de 100 cidades brasileiras, beneficiando milhões de pessoas.

É sobre essa transformação que trata Sem Catraca: da utopia à realidade da Tarifa Zero, obra essencial para entender os desafios e possibilidades da mobilidade urbana no país.

Escrito pelo pesquisador Daniel Santini, coordenador da Fundação Rosa Luxemburgo, o livro é uma coedição com a Autonomia Literária e aprofunda a discussão iniciada no trabalho anterior do autor: Passe Livre: as possibilidades da Tarifa Zero contra a distopia da Uberização (2019).

Outras Palavras e Fundação Rosa Luxemburgo irão sortear cinco exemplares de Sem Catraca: da utopia à realidade da Tarifa Zero, de Daniel Santini, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 16/7, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

No Outras Palavras, já publicamos um trecho da obra. Você pode conferir clicando aqui.

Com um mapeamento minucioso, Santini apresenta o panorama mais completo sobre as cidades que adotaram o sistema universal de gratuidade no transporte, posicionando o Brasil como líder global nessa política.

Alguns exemplos são o município de Conchas, no interior de São Paulo, que foi a primeira cidade do Brasil a instituir a política. Atualmente, existem 124 cidades que aplicam a Tarifa Zero em seu território. Atualmente, a maior cidade brasileira que tem o passe livre como política é Caucaia, no Ceará, com uma população de cerca de 365 mil habitantes.

Além de dados e análises, Sem Catraca debate os impactos sociais e ambientais do fim das catracas, questionando modelos ultrapassados que priorizam o lucro em vez do direito à cidade. 

O escritor expõe as distorções do sistema atual – como a remuneração por passageiro, que incentiva a superlotação – e mostra como a Tarifa Zero pode ser a chave para reverter a crise, garantindo acesso democrático e igualitário ao transporte.

Lançado em eventos que reuniram especialistas como o ex-secretário de Transportes Lucio Gregori e a presidenta da União Brasileira de Ciclistas, Jô Pereira, o livro é também um instrumento para repensar as cidades, afinal, com a possibilidade de se gastar menos dinheiro com o transporte público e, ao mesmo tempo, tendo mais acesso à cidade, a população pode gastar de outras maneiras, fortalecendo o comércio, a cultura e a revitalização de espaços públicos que hoje estão abandonados.

No Brasil, a história da luta pelo direito ao transporte é antiga, começando pela Revolta do Vintém, no Rio de Janeiro [1870-1880]; passando pela Revolta da Barca, em Niterói [1959]; a Revolta do Buzu, em Salvador [2003]; a Revolta da Catraca, em Florianópolis [2004-2005] e, por fim, as Jornadas de Junho de 2013, que caminharam o Brasil todo.

No entanto, essa história está longe de chegar ao fim, pelo menos enquanto direitos não são garantidos e não são oferecidas alternativas coletivas ao modelo individualista de transporte.

Portanto, seguimos na luta pela garantia do direito constitucional que temos ao transporte, à cidade e a um futuro onde a mobilidade seja, de fato, um direito de todos.

Confira, logo abaixo, entrevista com autor em nosso programa Outra Manha:


Em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, Outras Palavras irá sortear cinco exemplares de Sem Catraca: da utopia à realidade da Tarifa Zero, de Daniel Santini, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 16/7, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!


Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para quem contribui todos os meses com a continuidade de nosso projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalista. Outros Quinhentos é a ferramenta através da qual é possível construir conosco esse horizonte. Pela colaboração, diversas contrapartidas são disponibilizadas: sorteios, descontos e gratuidades oferecidas por nossos parceiros – são mais de vinte parcerias! Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Outras Palavras é feito por muitas mãos. Se você valoriza nossa produção, contribua com um PIX para [email protected] e fortaleça o jornalismo crítico.

Leia Também: