Para conhecer versos aquilombados

Em busca de promover diálogos da diáspora, Hucitec Editora apresenta coletânea de poesias que abordam vidas e culturas negras. “Fazemos das palavras as nossas lanças”, diz um poema. Sorteamos um exemplar entre quem apoia nosso jornalismo

Obra de Aurino Bomfim. Fonte: Prefeitura de Embu das Artes

.

“Estamos aquilombados
E fazemos das palavras nossas lanças
A mordaça do silêncio não alcança
mentes libertas, cadeias abertas”

Trecho da poesia Aquilombados | Por Vladimir Rodrigues, do coletivo Sopapo Poético


No Outras Palavras, cotidianamente estamos em busca de quebrar o silenciamento corrente de nossa herança colonial, fazendo ecoar vozes de luta e resistência, e gritos de alegria e liberdade.

Não fazemos desse compromisso diário um ato único espetacularizado, mas ainda assim, nesse mês de novembro aprofundaremos esse compromisso com uma homenagem dedicada ao mês da consciência negra.

Começando pelo texto da semana passada, o grito contra colonial de Antônio Bispo dos Santos, neste Novembro Negro, ressoaremos vozes e escritos da emancipação.

Da mesma necessidade nasceu a obra Aquilombados. Uma coletânea de versos escritos, tecidos e tocados pelo coletivo Sopapo Poético. Lançada em 2020 pela Hucitec Editora, o volume integra a coleção Diálogos da Diáspora

Outras Palavras e Hucitec Editora sortearão 1 exemplar de Aquilombados, de coletivo Sopapo Poético, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 27/11, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

Aquilombados é um “consciente manifesto de resistência cultural, construído com muita verdade, sentimento e emoção” e nutre em sua gênese uma poética de valorização da cultura negra.

Permeado por temas candentes, o escrito toca em temas como o preconceito social, a discriminação racial e a intolerância religiosa até a cultura afro-brasileira e sua história, mas também adentra o respeito à ancestralidade, o amor, a vida e os acontecimentos do cotidiano.

São versos nascidos das entranhas de diversas histórias que muito divergem e convergem. “Um quilombo de versos” atravessa a epiderme de peles negras e ativistas que “mais do que sonhar, acreditam em propagar, difundir a literatura negra em diferentes contextos e cenários socioculturais.”


Sobre o coletivo Sopapo Poético

O sarau SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia é um encontro mensal promovido pela ANdC (Associação Negra de Cultura), sempre na última terça-feira do mês. Como outros saraus afro-brasileiros, desde 2012, evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências, reunindo artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência.

Porto Alegre/RS

Confira o trabalho aqui.

Sobre a coleção Diálogos da Diáspora

Amplificar os diálogos, abrir passagens, promover equidade nas publicações, esses são os compromissos desta coleção. Os encontros produzidos pelos povos da diáspora em terras brasileiras constituem-se como uma vastidão de experiência e manancial de saberes. Nos espaços de resistência cultivam-se modos de vida em que pensamento, luta, cura e festa se interconectam. Esse ser-fazer-saber dos muitos territórios em que a ancestralidade comparece como realidade viva afiando pontas de lanças que abrem passagens de um mundo porvir. A fertilidade dessas experiências também vem promovendo uma importante abertura no universo da produção editorial em que brotam outras formas de existências. A inclusão de múltiplas expressões do pensamento da diáspora africana e dos povos indígenas tem o objetivo de somar-se ao movimento de combate ao epistemicídio na medida em que possibilita que essas múltiplas expressões possam ganhar materialidade, visibilidade e institucionalidade. Possibilitar que as cosmologias, perspectivas e experiências decolonais (mentalidade cultural que vem de fora da colonização europeia) redesenhem as encruzilhadas da produção do conhecimento, ali onde e quando a academia se encontra com os territórios de vida e luta, para que as vozes, caminhos e expressões dos povos que resistem há séculos às desigualdades possam, com o pensamento encarnado, desbloquear as imaginações e assim, seguir no fortalecimento de transformações políticas e sociais.

A Coleção Diálogos da Diáspora publicará prioritariamente títulos de autores/as negros/as e indígenas, conectando campos de saber e experiência, trazendo autores conhecidos e novos, nacionais e estrangeiros. Nossa bússola apontará para o sul, indo dos saberes orais, ancestrais, populares ao acadêmico, do romance à poesia, da magia à espiritualidade. Arte e ativismo político se unem para enfrentar a chamada catástrofe metafísica ocidental. Enfrentaremos binarismos históricos através da pluralidade de abordagens e de escritas que nos ajudem a lutar e sonhar com reservas de comum e de um mundo melhor.

Hucitec Editora

Grupo De Pesquisa Egbé

Projeto Canela Preta


Em parceria com a Hucitec Editora, Outras Palavras irá sortear 1 exemplar de Aquilombados, de coletivo Sopapo Poético, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 27/11, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!


Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: