Diego Sztulwark e a ofensiva sensível na política

Em obra da Editora Elefante, pesquisador argentino analisa o papel central das dinâmicas afetivas nas lutas populares e como forma de contraposição às lógicas neoliberais. Autor expõe como a subjetividade molda e é moldada pela política. Sorteamos dois exemplares

Foto por Karin Idelson | Fonte: Latinta.
.

Como a política, a subjetividade e a cultura se relacionam na atualidade? Como a política mobiliza e pode mobilizar emoções?

Na obra A ofensiva sensível: neoliberalismo, populismo e o reverso da política, publicada pela Editora Elefante, o cientista político argentino Diego Sztulwark examina como a sensibilidade, as emoções e as identidades influenciam e são influenciadas pelos processos políticos e sociais.

Outras Palavras e Editora Elefante irão sortear dois exemplares de A ofensiva sensível: neoliberalismo, populismo e o reverso da política, de Diego Sztulwark, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 9/9, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!


Não há poder contemporâneo que não invista no plano dos afetos, que não dependa deles, que não invente estratégias as mais insidiosas para capturar ou manipular essa dimensão elementar, pré-discursiva, inconsciente, que a racionalidade ou a argumentação apenas encobrem.

trecho retirado da introdução à edição brasileira do livro. Leia na íntegra clicando aqui.


No escrito, o autor analisa o quadro político da América do Sul como uma continuação de um ciclo iniciado com a crise dos atores neoliberais na década de 1990 e a subsequente ascensão dos governos progressistas e populistas.

E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 25% de desconto no site da Editora Elefante. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!

A partir desse cenário, Sztulwark convida a refletir sobre como as dinâmicas culturais e sociais impactam a vida política e a formação das identidades. Explorando como a subjetividade e as emoções se tornam temas centrais na política contemporânea e demonstrando a maneira como as emoções são mobilizadas e instrumentalizadas para promover agendas políticas.

Nesse sentido, emoções como a empatia e a indignação, fazem parte da participação política e do discurso público, além de serem utilizadas para construir identidades políticas e mobilizar movimentos sociais, refletindo uma transformação significativa nas práticas políticas contemporâneas.

Sztulwark ainda observa como o neoliberalismo constrói a subjetividade, transformando os indivíduos em empreendedores de si mesmos, especialmente entre a juventude, e pondera como essa lógica impacta as relações sociais e políticas.

Toda a argumentação é fundamentada com um rico e diverso manancial teórico e crítico, levando ainda em consideração que foi formulada a partir de experiências concretas.

A ideia central é reforçar a importância de uma “ofensiva sensível”, onde a ênfase na sensibilidade e nas experiências pessoais é vista como uma forma de intervenção política efetiva. Além de demonstrar de que maneira a cultura pode servir como uma arena para a disputa política.


Em parceria com a Editora Elefante, Outras Palavras irá sortear dois exemplares de A ofensiva sensível: neoliberalismo, populismo e o reverso da política, de Diego Sztulwark, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 9/9, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!


Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a ferramenta através da qual é possível construir conosco um projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalista. Pela colaboração, diversas contrapartidas são disponibilizadas: sorteios, descontos e gratuidades oferecidas por nossos parceiros – são mais de vinte parcerias! Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: