Curso: Jamil Chade e as entranhas do poder

Em três aulas, jornalista examina a política internacional, os embates no Oriente Médio, as forças políticas que estão remodelando o mundo e o poder da comunicação. Em parceria com a Revista Cult, sorteamos uma vaga e oferecemos 10% de desconto

Salão da Assembleia Geral na abertura da 78º sessão do debate da Assembleia Geral; Nova York [2023]. Foto por UN Photo/Cia Pak | Fonte: Nações Unidas
.

Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 10% de desconto no curso da Revista Cult. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!

Estamos testemunhando não simples mudanças, mas o colapso acelerado de toda uma arquitetura internacional construída após 1945. As instituições multilaterais estão cada vez mais impotentes e desmoralizadas.

O Conselho de Segurança da ONU, paralisado por vetos cruzados, parece assistir de mãos atadas ao massacre em Gaza enquanto repete o script de fracassos vistos na Síria, no Iêmen e na Ucrânia.

Os BRICS tentam construir uma alternativa ao sistema ocidental, mas carregam suas próprias contradições. E no centro dessa tempestade, uma revolução silenciosa: a comunicação digital está reescrevendo as regras do poder, criando novas formas de controle social tão eficazes quanto as máquinas de propaganda do século XX – porém infinitamente mais sofisticadas.

É nesse mundo em convulsão que Jamil Chade, com seus 25 anos de experiência cobrindo guerras, cúpulas internacionais e os corredores da ONU, analisa no curso Poder, diplomacia e comunicação diante das transformações da geopolítica mundial, promovido pelo Espaço Cult, espaço de cursos livres da Revista Cult.

Outras Palavras e Revista Cult sortearão uma vaga no curso online Poder, diplomacia e comunicação diante das transformações da geopolítica mundial, com Jamil Chade, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 14/4, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

Na primeira aula, o mito da governança global será destrinchado. Por que a ONU, completando 80 anos, se tornou um paciente terminal? Como explicar que instituições criadas para “salvar as gerações futuras do flagelo da guerra” hoje assistem passivamente a genocídios em tempo real? A crise vai muito além da paralisia no Conselho de Segurança – envolve o esgotamento de um modelo de relações internacionais que não consegue mais esconder sua natureza: um sistema feito por e para as potências vencedoras da Segunda Guerra.

A segunda aula expõe o tabuleiro geopolítico em reconfiguração. A desdolarização é real ou wishful thinking? A aliança sino-russa representa um novo eixo de poder ou uma parceria de conveniência? E onde fica o Brasil nesse jogo – seremos atores ou espectadores da nova ordem que emerge? Aqui, Chade vai além dos clichês sobre “mundo multipolar” para mostrar as fissuras e contradições desse processo.

A aula final é talvez a mais perturbadora: como as novas tecnologias de comunicação estão criando formas inéditas de controle social. De Ruanda (onde o rádio alimentou um genocídio) a Mianmar (onde o Facebook virou arma de perseguição étnica), até o Twitter/X de Musk e os algoritmos que amplificam o ódio, estamos diante de um paradoxo: nunca tivemos tanta informação, e nunca fomos tão vulneráveis à manipulação.

Cada aula se baseia em casos concretos e análises que conectam história, política e economia. As sessões de 50 minutos (seguidas de debate) são construídas para quem quer entender não apenas o que está acontecendo, mas por que está acontecendo – e quais são as possíveis consequências para o Brasil e para o mundo.

Num mundo onde a desinformação virou arma geopolítica e as instituições democráticas estão sob ataque, compreender essas dinâmicas deixou de ser questão de interesse – tornou-se uma necessidade vital.


Sobre Jamil Chade

Jornalista brasileiro. Mora em Genebra e atua como correspondente na Europa há duas décadas. Contribui regularmente com veículos internacionais como BBC, CNN, CCTV, Al Jazeera, France24, La Sexta, The Guardian, El Pais e outros.


SOBRE O CURSO

Poder, diplomacia e comunicação diante das transformações da geopolítica mundial

Ministrado por: Jamil Chade

Vagas: 50

Carga Horária: 6h

Dias do curso: 22, 23 e 24/04/2025 – 19h às 21h

PROGRAMA DAS AULAS:

AULA 1 – Sob os escombros de Gaza – 80 anos da ONU e o colapso de um sistema incapaz de dar respostas às crises atuais – o impasse no Conselho de Segurança – o esvaziamento financeiro das instituições – a reforma das estruturas criadas após a Segunda Guerra Mundial.

AULA 2 – Brics e os novos eixos de poder – desdolarização – aliança sino-russa – China e sua ambição global – A legitimidade do G20 – a política externa brasileira e seu objetivo de fortalecimento do multilateralismo.

AULA 3 – Os novos donos do poder: A extrema direita global – liberdade de expressão e a imprensa – Musk e as plataformas digitais – regulação ou desinformação?

ASPECTOS TÉCNICOS

As aulas serão transmitidas pelo Google Meet. As instruções para o acesso serão enviadas por e-mail dois dias antes do início do curso. Se você se inscrever nos últimos momentos, receberá essas instruções no dia da primeira aula.

Nossas aulas são transmitidas ao vivo, mas são também gravadas e podem ser assistidas posteriormente. Os links dos vídeos ficam ativos por 30 dias corridos a partir do fim do curso. Oferecemos certificado apenas para quem tiver 75% de presença nas aulas ao vivo.

Para mais informações: [email protected]


Em parceria com a Revista Cult, Outras Palavras irá sortear uma vaga no curso online Poder, diplomacia e comunicação diante das transformações da geopolítica mundial, com Jamil Chade, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 14/4, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!


Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a ferramenta através da qual é possível construir conosco um projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalista. Pela colaboração, diversas contrapartidas são disponibilizadas: sorteios, descontos e gratuidades oferecidas por nossos parceiros – são mais de vinte parcerias! Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!Curso: Por dentro das entranhas do poder

Outras Palavras é feito por muitas mãos. Se você valoriza nossa produção, seja nosso apoiador e fortaleça o jornalismo crítico: apoia.se/outraspalavras

Leia Também: