Caminhos para construir o Feminismo para os 99%

Neste mês, evento gratuito e imperdível. Boitempo reúne pensadoras como Sueli Carneiro, Angela Davis, Silvia Federici e Judith Butler para debater as premissas de um feminismo pós-capitalista e antirracista. Outras Palavras é parceiro editorial

Curso “Introdução ao pensamento feminista negro” / Ciclo de debates “Por um feminismo para os 99%”. De 08 de março a 12 de abril de 2021, com transmissões pela TV Boitempo. Realizado pela Editora Boitempo, com apoio da Lei Aldir Blanc. Outras Palavras é um dos parceiros editorais – e durante este mês, publicará textos relacionados ao evento

De 8 de março a 12 de abril de 2021, a Boitempo realiza o curso “Introdução ao pensamento feminista negro” e o ciclo de debates internacional “Por um feminismo para os 99%”. Viabilizada pela Lei Aldir Blanc, a programação conta com 24 pensadoras e ativistas de 5 nacionalidades diferentes. Todas as atividades são gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia, inserindo-se no histórico de eventos internacionais promovidos pela editora ao longo de seus mais de 25 anos.

“Introdução ao pensamento feminista negro” conta com seis aulas semanais, tendo início em 8 de março, data que celebra o Dia Internacional da Mulher. As aulas acontecem sempre às segundas-feiras, às 11h. O ciclo de debates “Por um feminismo para os 99%” acontece durante o mês de março, nos dias 10, 17, 24 e 31, sempre às 14h. Todas as transmissões serão realizadas pela TV Boitempo, maior canal de editoras da América Latina no YouTube.

A programação foi inspirada pelo manifesto Feminismo para os 99%, escrito por Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya e Nancy Fraser, e publicado pela Boitempo em 2019. Chamando atenção para as mulheres da classe trabalhadora, o objetivo é discutir as premissas de um feminismo incondicionalmente internacionalista e anticapitalista, que cerre fileiras com os movimentos antirracistas, ambientalistas e pelos direitos de trabalhadores e de imigrantes.

Durante o evento, serão lançados os livros O patriarcado do salário: notas sobre Marx, gênero e feminismo (v.1), de Silvia Federici, e Interseccionalidade, de Patricia Hill Collins e Sirma Bilge, além de um e-book gratuito com textos de apoio à programação, com escritos de Aleksandra Kollontai, Amanda Palha, Angela Davis, Nancy Fraser, Sueli Carneiro e Talíria Petrone, entre outras. A editora promoverá, ainda, uma ação comercial com descontos de 20 a 50% sobre todas as obras de seu catálogo escritas por mulheres ou que tematizem o feminismo.

Confira a programação completa (e não deixe de assinar nosso canal no YouTube para receber uma notificação sempre que um vídeo novo for ao ar)!

Curso “Introdução ao pensamento feminista negro”

08/03 – 11h – Aula 01: O pensamento de Angela Davis e Lélia Gonzalez, com Raquel Barreto e mediação de Anne Quiangala (Preta, Nerd & Burning Hell)
15/03 – 11h – Aula 02: O pensamento de Sueli Carneiro, com Rosane Borges e mediação de Carine Nascimento (Ideias Negras)
22/03 – 11h – Aula 03: Poesia e negritude: o pensamento de Audre Lorde e Conceição Evaristo, com Stephanie Borges e mediação de Nina Rizzi
29/03 – 11h – Aula 04: O pensamento de Michelle Alexander, com Juliana Borges e mediação de Luiza Braga (Lado Black)
05/04 – 11h – Aula 05: O pensamento de Patricia Hill Collins, com Nubia Regina Moreira e mediação de Eliane Olliveira (Preta e acadêmica)
12/04 – 11h – Aula 06: O pensamento de bell hooks, com Evilânia Santos e mediação de Camilla Dias (@camillaeseuslivros / Leituras Decoloniais)

Ciclo de debates Por um feminismo para os 99%”

10/03 – 14h – Debate Feminismo, comuns e ecossocialismo, com Silvia Federici e Sonia Guajajara, mediação de Bruna Della Torre (Marxismo Feminista)
17/03 – 14h – Debate Feminismo para os 99%, com Cinzia Arruzza e Tithi Bhattacharya, mediação de Isadora Attab (Grifa Podcast)
24/03 – 14h – Debate Feminismo, corpos e territórios, com Judith Butler e Preta Ferreira, mediação de Flávia Biroli
31/03 – 14h – Debate Interseccionalidade, com Patricia Hill Collins e Sirma Bilge, mediação de Lana de Holanda (@transcomunista)

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também: