Uma democracia com grupos de extermínio. Por todo o país

osasco

A chacina de Osasco não foi um caso isolado. Seguem exemplos de grupos de extermínio por Unidade da Federação. Boa parte das notícias é de 2015

Por Alceu Luís Castilho (@alceucastilho)*.

ACRE. “Agentes penitenciários denunciam ação de grupo de extermínio”.

http://bit.ly/…/…/agentes-penitenciarios-denunciam-acao.html (2015)

ALAGOAS. “Integrante de grupo de extermínio chefiou Guarda Municipal”.

http://tnh1.ne10.uol.com.br/…/pilar-integrante-de-grupo-de-… (2015)

AMAPÁ. “Prisão de comerciantes revela existência de grupo de extermínio de assaltantes”. http://g1.globo.com/…/prisao-de-comerciantes-revel…/2670032/ (2013)

AMAZONAS. “Grupo de extermínio liderado por policial militar reformado é preso”. http://acritica.uol.com.br/…/Manaus-Amazonas-Amazonia-exter… (2015)

BAHIA. “Jovens negros na mira de grupos de extermínio”. http://apublica.org/…/jovens-negros-na-mira-de-grupos-de-e…/ (2013)

CEARÁ. “Há grupo de extermínio dentro da PM do Ceará”. http://blog.opovo.com.br/…/capitao-wagner-ha-grupo-de-exte…/ (2012)

* Publicado originalmente em Outro Brasil, 15/08/2015

DISTRITO FEDERAL. “Polícia do DF investiga participação de PMs em morte de três jovens”. http://g1.globo.com/…/policia-do-df-investiga-participacao-… (2012)

ESPÍRITO SANTO. “Polícia investiga volta da Le Cocq”. http://www.folhavitoria.com.br/…/policia-investiga-volta-d…/ (2015)

GOIÁS. “Rodrigo Janot vai acompanhar investigações de grupos de extermínio”. http://www.correiobraziliense.com.br/…/rodrigo-janot-vai-ac… (2015)

MARANHÃO. “Quilombolas denunciam grupos de extermínio”. http://www.palmares.gov.br/?p=12334 (2011)

MATO GROSSO. “Polícia também investiga grupo de extermínio em Sinop; Sete são baleados em menos de uma hora”. http://www.hipernoticias.com.br/…/policia-tambem-inve…/47165 (11 de agosto de 2015)

MATO GROSSO DO SUL. “Coronel da PM suspeito de mortes é vereador”. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/8/24/cotidiano/30.html (1997)

MINAS GERAIS. “PM eleito vereador é preso suspeito de chefiar grupo de extermínio”. http://g1.globo.com/…/pm-eleito-vereador-e-preso-suspeito-d… (2013)

PARÁ. “PMs são acusados de facilitar trabalho de grupo de extermínio no Pará”. http://www1.folha.uol.com.br/…/1618241-pms-sao-acusados-de-… (2015)

PARAÍBA. “Grupo de extermínio intimida Júri na Paraíba”. http://colunaesplanada.blogosfera.uol.com.br/…/caso-manoel…/ (2014)

PARANÁ. “PMs de Curitiba são presos suspeitos de formar grupo de extermínio”. http://g1.globo.com/…/pms-de-curitiba-sao-presos-suspeitos-… (2014)

PERNAMBUCO. “Três PMs são presos por integrar grupo de extermínio no Sertão de PE”. http://g1.globo.com/…/tres-pms-sao-presos-por-integrar-grup… (2015)

PIAUÍ. “Grupo de extermínio pode estar agindo em Teresina e envolvido na morte de Eduardo Oliveira”. http://www.meionorte.com/…/grupo-de-exterminio-pode-estar-a… (2015)

RIO DE JANEIRO. “Grupo de extermínio era financiado por centrais de ‘gatonet’, diz PF”. http://g1.globo.com/…/grupo-de-exterminio-era-financiado-po… (2010)

RIO GRANDE DO NORTE. “Dezessete policiais são presos suspeitos de grupo de extermínio no RN”. http://noticias.r7.com/…/dezessete-policiais-sao-presos-sus… (2013)

RIO GRANDE DO SUL. “Júri de ex-PM acusado de integrar grupo de extermínio em Alvorada é cancelado”. http://wp.clicrbs.com.br/casodepoli…/…/grupo-de-exterminio/… (2015)

RONDÔNIA. “Latifúndio contrata PMs para exterminar camponeses”. http://www.anovademocracia.com.br/…/2726-rondonia-latifundi…

RORAIMA. “Grupo de extermínio pode ser autor das últimas mortes em Boa Vista”. http://www.fatoreal.blog.br/…/assassinatos-em-rr-grupo-de-…/ (2013)

SANTA CATARINA. “Polícia prende grupo de extermínio que atuava em Chopinzinho”. (No Paraná. Mas também em Santa Catarina.) http://www.diariodosudoeste.com.br/…/policia-prend…/1346548/ (2015)

SÃO PAULO. “Em cada batalhão da PM tem um grupo de extermínio”. http://racismoambiental.net.br/…/em-cada-batalhao-da-pm-te…/ (2012)

SERGIPE. “PF prende 11 suspeitos de integrar grupos de extermínio”. http://noticias.uol.com.br/…/pf-prende-11-suspeitos-de-inte… (2015)

TOCANTINS. “Delegado que investigou grupo de extermínio de Grurupi é exonerado”. http://www.t1noticias.com.br/…/delegado-que-investig…/46803/ (2013)***

Dica: abra os links e veja nas chamadas as motivações. As redes. Não seja ingênuo. Não estamos numa luta entre mocinhos e bandidos. O crime organizado também usa farda. Ou distintivo.Pergunta: por que esse não é um tema prioritário da imprensa? Com cobertura sistemática, e não ocasional? Editoriais, artigos indignadíssimos, cobrança diária? Por que tamanha distração?

Consideração: se você pactua com tudo isso (de posts na internet a selfies ingênuas), meu amigo, saiba que essa gente mata qualquer um. Osasco é aqui. Brasil.

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Um comentario para "Uma democracia com grupos de extermínio. Por todo o país"

  1. Antonio disse:

    Gostei da matéria, algo que tem incrementado o nosso conhecimento, Gostaria de mais matéria como essa. Convido você a visualizar o meu blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *