China, Brics e a nova ordem mundial
Em meio a tensões e guerras tarifárias, novo curso propõe se aprofundar sobre a emergência de uma nova multipolaridade – e o papel do Sul na sua evolução. Em contraponto às narrativas dominantes, analisará desafios e riscos de escalada de conflitos
Publicado 01/08/2025 às 15:57 - Atualizado 01/08/2025 às 15:58

Diego Pautasso e Isis Paris Maia, do projeto Fios de China, unem-se para oferecer um novo curso online projetado para orientar estudiosos, pesquisadores e interessados em compreender as transformações internacionais. O curso CHINA, BRICS E A NOVA ORDEM MUNDIAL: TRANSIÇÃO SISTÊMICA não replica narrativas dominantes, tampouco reproduz entusiasmo acrítico. Ao invés de se restringir à análise de conjuntura, busca compreender os fundamentos teóricos, históricos e empíricos do tema em questão.
O curso será distribuído em 4 aulas síncronas. Além das aulas ao vivo, com interação e debates, estas ficarão gravadas. Haverá também fórum de debates (grupo de Whatsapp) e material de apoio (PPT, livros, artigos, sites). O tema das aulas e as datas são:
CHINA, BRICS E A NOVA ORDEM MUNDIAL: TRANSIÇÃO SISTÊMICA
1. Quais as origens do Sul Global?
– A formação do terceiro mundo
– Estruturas hegemônicas e coalizões
2. Como se entrelaçam Brics, Sul Global e transições sistêmicas?
– Fim da Guerra Fria e unipolaridade
– Emergência de multipolaridade
– O papel do Brics e sua evolução
3. China como polo anti hegemônico?
– O lugar da China no sistema mundial
– A China como construtora de alternativas
4. Construção da Nova Ordem?
– Declínio da “velha ordem” e transição de poder para Ásia
– Inovações institucionais e forças materiais
– Desafios e riscos de escalada de conflitos
Professores
Diego Pautasso possui Pós-Doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais, Doutorado e Mestrado em Ciência Política, e Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor colaborador no Centro de Estudos da América Latina e Caribe na Universidade de Ciência e Tecnologia do Sudoeste (Sichuan/China). Atualmente, ministra disciplinas na UFRGS e PUC Minas e é um dos criadores do Fios de China. É autor dos livros China e Rússia no Pós-Guerra Fria e A China e a Nova Rota da Seda, Diego também organizou as obras Teoria das Relações Internacionais: contribuições marxistas e Domenico Losurdo: crítico do nosso tempo.
Isis Paris Maia é doutoranda e mestre em Políticas Públicas pela UFRGS. Coordenadora Acadêmica do Grupo de Estudos sobre China da Universidade de Brasília (GeChina-UNB) e uma das criadoras do Fios de China. Isis também atua como assistente de pesquisa no Núcleo de Estudos em Economia Criativa e da Cultura (NECCULT-UFRGS), avaliando programas culturais como Mercado das Indústrias Criativas da Argentina (MICA) e Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MICBR). Sua pesquisa acadêmica inclui a análise dos arranjos governamentais chineses no combate à extrema pobreza e a investigação sobre o impacto do Big Data na governança chinesa. Isis traz uma combinação de análise de políticas públicas, pesquisa de campo, coordenação de projetos e assessoria de instituições.
Data: 12, 14, 19, 21 de Agosto de 2025
Horário: das 19h às 22h
Investimento: R$295,00 (em até 12x)
Inscrições: 1/08 a 08/08
Site:
https://fiosdechina.hotmart.host/china-brics-e-a-nova-ordem-mundial-a-transicao-sistemica
Outras Palavras é feito por muitas mãos. Se você valoriza nossa produção, seja nosso apoiador e fortaleça o jornalismo crítico: apoia.se/outraspalavras