Passarelas para a biodiversidade atravessar
Pontes Verdes: de animais silvestres a insetos e crustáceos, elas protegem e preservam seres que vivem em ambientes cruzados por grandes vias
Na Hypeness
Publicado 26/06/2014 às 09:46
Pontes Verdes: de animais silvestres a insetos e crustáceos, elas protegem e preservam seres que vivem em ambientes cruzados por grandes vias
Na Hypeness
Quando estradas e ferrovias são construídas em meio a florestas e a áreas de preservação ambiental, como garantir a segurança e a saúde dos animais silvestres da região? Assim como existem passarelas para que pedestres circulem em auto-estradas, na década de 50 foram criadas as pontes verdes, passarelas ambientadas para que animais possam transitar com liberdade e, acima de tudo, com segurança.
Conhecidas por especialistas como ecodutos, as pontes são montadas com vegetação e terra, de forma a imitar o ambiente da região e permitir a vida de insetos, pássaros e diversos outros animais. Esse tipo de construção está presente em países como a Alemanha, a Suíça, os Estados Unidos e o Canadá, sendo a mais famosa delas chamada de Natuurbrug Zanderij Cariloo, localizada na Holanda, e que conta com mais de 800 metros de extensão, passando por cima de uma auto-estrada, uma via férrea, um rio e um complexo esportivo.
Conheça alguns dos ecodutos mais incríveis do mundo:
Natuurbrug Zanderij Cariloo, Holanda
Foto © Rombout de Wils
Banff National Park, Canadá
Foto © Joel Sartore
Foto © Jim Good
Holanda
Foto © Henri Cormont
Highway A50, Holanda
Foto © Wikimedia
Highway A1, Holanda
Foto © Siebe Swart
Highway A20, Alemanha
Foto © Autobahn Online
Montana, Estados Unidos
Foto © Pedigree Artist
Washington, Estados Unidos
Foto © WSDOT
Holanda
Foto © Scott Jackson
Queensland, Austrália
Foto © desconhecido
The Borkeld, Holanda
Foto © Zwarts & Jansma
Highway 464, Alemanha
Foto © Klaus Foehl
Passagem para caranguejos na Austrália
Foto © Christmas Island National Park
No Brasil, precisamos muito destas “passarelas” para garantir a vida de nossa fauna/flora. As matas ciliares, deveriam existirem ao lado do leitos de nossos rios e cursos dágua.O que não acontece na maioria de leitos/ cursos dágua.Esta vegetação ciliar, constitui um corredor ecológico excelente.