Poemas sobre as cinzas do mundo e da alma

Olhem para os céus! / Não são nuvens, / são fuligem. Quando a chuva vier, / Não será chuva, /
serão lágrimas. Lágrimas de um planeta / esfolado vivo. //

Mas ainda há tempo / (será que há?)

.

Por Célio Turino | Imagem: Silvana Bragatto

tempo nublado
de cinzas
tempo nublado
de ganância
e ignorância
tempo seco
rude
cego
tempo turvo
a queimar
futuro

* * *

Coragem!
Sejamos camaradas por um outro mundo,
Esse que aí está não nos serve mais.
A civilização se desfaz
No rastro de tanta ganância,
Tanta queimada
Voraz.

O futuro agoniza
Feito carvão na garganta.
As chamas que encobrem o Brasil
não são só fogo,
são o grito solto do solo seco.
E ninguém ouve,
Só respira
Fuligem.

As chamas que encobrem o Brasil
São as terras dizimadas,
Os animais carbonizados,
As florestas queimadas,
Os sonhos sufocados.
Olhem para os céus!
Não são nuvens,
são fuligem.
Quando a chuva vier,
Não será chuva,
serão lágrimas.
Lágrimas de um planeta
esfolado vivo.

Mas ainda há tempo
(será que há?)
Seremos capazes de deter o sufoco?
A agonia em fumaça.

Coragem!
Devemos apagar essa fumaça
como o sol dissolve a névoa
ao amanhecer.

Olhem para os céus!
Não são nuvens
São fuligem da ganância,
Cinzas da vil exploração.

Não há civilização possível
sem refazer o mundo
no calor da luta.
Lutemos!
Apaguemos o fogo no planeta
Com a chama de nosso coração.

Coragem!
A revolução ecológica é urgente
como o sopro
para um pulmão sufocado.
Sejamos o vento
que varre a poeira da história.
Coragem!

Leia Também:

13 comentários para "Poemas sobre as cinzas do mundo e da alma"

  1. QUANDO ACABARÁ O CARNAVAL?/PIERROT ASSASSINANDO COLOMBINA/ARLEQUIM ARDENDO EM CIÚMES/ A TUDO E TODOS CHAMA O CLARÃO/ERGUIDA A MÃO ASSASSINA/TUDO FAZENDO-SE ESCURIDÃO!

  2. Katya Maria Mendes Corrêa disse:

    Capitalismo selvagem mata Gaia e eles não estão nem aí.
    Não aprenderam nada com o povo indígenas a não ser massacrar.

  3. Waldir Bertulio disse:

    O Agronegócio é tóxico , violento , corolário da destrutividade sem limites . Para produzir commodities , é o significante da devastação sem limites . Escalpelamento das formações naturais , com venenos químicos ilimitados . É dar uma olhada nos indicadores epidemiológicos , câncer e outras patologias degenerativas em evolução crescente . E a morte do solo … Há que reagir … Este ” empresariado ‘ não tem nenhum vínculo com a natureza e a sustentabilidade ambiental . Só contrário, caminham na ” Síndrome da Destrutividade Humana ” . Terra , mananciais , gentes , arrasados / as …

  4. Marcilene de Nazaré baia disse:

    As queimadas serão apagadas com lágrimas,e os rios retornarão suas cheias com lagrimas com os corações pedindo socorro p/humanidades futuras de novos seres💧 💦💦💦💦💦💦💦💦💦💦💦💦🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥

  5. Claudiomiro disse:

    lindos demais os poemas adorei amo poesia

  6. Maria disse:

    Nós sabemos quem quer prejudicar uma política em detrimento de outra. O problema é que qdo a ideologia torpe mata, ela não desaparece só com quem ela não quer, ela destrói a todos, a eles mesmos. O planeta é um só, esse em que habitamos juntos. Daria certo essa proposta de perseguição, se esses extremistas, incendiários, moram em outro planeta. Porém, eles habitam entre nós e tbm vão arder nesse inferno que estão provocando com sua ganância de poder , lucro e espoliação.

  7. Mara disse:

    Nós sabemos quem quer prejudicar uma política em detrimento de outra. O problema é que qdo a ideologia torpe mata, ela não desaparece só com quem ela não quer, ela destrói a todos, a eles mesmos. O planeta é um só, esse em que habitamos juntos. Daria certo essa proposta de perseguição, se esses extremistas, incendiários, moram em outro planeta. Porém, eles habitam entre nós e tbm vão arder nesse inferno que estão provocando com sua ganância de poder , lucro e espoliação.

  8. Nestor müller disse:

    Já passou o tempo de repetir “o ser humano estraga o planeta”. O planeta é muito maior, continuará após nossa ruína. Mesmo a Natureza passa por mudanças mas sobreviverá. São apenas nossas condições de vida que estão ameaçadas, junto com as de milhares de outras espécies. Nem é “o ser humano” generaluzado que comete esse crime, mas sim a nossa cultura ocidental, disseminada por quase toda parte. Culturas inteiras sabem viver em equilíbrio com a natureza. É urgente distinguir quais são e como podemos aprender com elas. É urgente parar de repetir meias verdades e reconhecer os fatos específicos e suas conexões

  9. Maria Helena Oliveira Cardoso disse:

    Muito reais e profundas as palavras dos poemas do Célio Turino. É uma alma que chora junto com a natureza sofrida. Oxalá eles toquem muitos corações, para que juntos somemos força na luta do bem comum que é a nossa terra.

  10. Jun Zarate disse:

    Hoje

  11. Talma Barros disse:

    HAARPia horrenda que destrói o mundo. Alquimia do ser que se extraviou de Deus. Com fogo, água, vento, terremotos e deslizamentos pretende transformar a Terra em habitat de alguns, para alguns. A nova Terra será o novo ínferos. Nela o cardo não resistirá. O ácido não resistirá. A morte também não existirá, porque não haverá mais o que morrer.

  12. MAURICIO LIMA CARDOSO JUNIOR disse:

    Bom dia. Captação de Águas Pluviais e No urbano: Sistema Fotovoltaico (com materiais menos tóxicos) deveriam ser Lei para moradias, com subsídios do governo para implantação. No rural: As monocultura deveriam ter um limite de área plantada, a casa “x” hectares de plantação, um tanto de reflorestamento ou agrofloresta deviam virar Lei também junto com fiscalização e minimização de uso de agrotóxicos. Alterar os PDDUs!!! É o mínimo a se fazer.

  13. Complexo o pensar no emaranhado desse labirinto desafiador do processo humano na tomada de decisão no aspecto de diversos temas interligados. Alguns grupos de interesses oportunistas desviam o ênfase real das soluções,por pura demagogia ideológica,como fossem proprietários da Verdade Absoluta. Além disso, se intitulam de iluminados, através de uma suposta sabedoria divina de algum Nirvana abençoado oculto de uma dimensão exotérica do ser humano. Todavia são os falsos alquimistas mascarados hipócritas especuladores de ocasião na tentativa de obter o Poder da dominação das massas por hipinose ilusionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *