Wikipédia, 25: Saber sem catracas, criado com muitas mãos

Maior enciclopédia do mundo, que comemora aniversário, mostra o potencial de lutar por uma internet livre. Sua força está no trabalho colaborativo em torno de um projeto de cidadania digital, presente em mais de 300 países. Comemorações começam no Brasil

.

Em 15 de janeiro de 2001, nasceu um projeto online com um objetivo ousado: reunir todo o conhecimento do mundo em um único local. Quatro meses depois, em 11 de maio de 2001, surgiu sua versão em português. Prestes a completar um quarto de século, esse projeto, a Wikipédia, possui versão em mais de 300 idiomas, hospeda mais de 66 milhões de artigos e se configura como um dos dez sites mais acessados da internet. Para celebrar esse marco, pessoas editoras pelo mundo inteiro organizarão atividades ao longo do ano de 2026 para promoção da plataforma, com um primeiro encontro virtual marcado para 15 de janeiro às 13h do Brasil (inscreva-se aqui).

Considerada a maior enciclopédia do mundo, a Wikipédia completa 25 anos mantendo seu propósito: a construção de um espaço onde todo e qualquer conteúdo disponibilizado esteja em licença livre e possa ser utilizado, copiado, distribuído, estudado e modificado sem necessidade de um pedido prévio, apenas atribuindo-se os créditos.

O objetivo da Wikipédia, que se denomina “a enciclopédia livre”, está conectado ao movimento pelo Conhecimento Livre, termo que tem sua origem na tecnologia e conecta-se com a história do início da internet, quando códigos e softwares podiam ser compartilhados livremente entre usuários, fundamentando um ambiente digital de solidariedade. O termo Wiki é havaiano, e significa “super veloz”. Na informática, trata-se de um sistema de gestão de conteúdo e também de uma linguagem de marcação utilizada em websites, no qual vários usuários modificam/editam colaborativamente, e ao mesmo tempo, o seu conteúdo.

É a existência de uma comunidade voluntária e diversa, engajada na melhoria da informação na internet através de uma curadoria coletiva que possibilita a longevidade da Wikipédia. Diariamente, centenas de artigos são criados em todo o mundo, e é comum que uma parte deles acabe sendo eliminada pela comunidade, em busca de atender aos critérios pré-estabelecidos como de imparcialidade, verificabilidade da informação e proibição de pesquisas inéditas. Cada edição é examinada por outras pessoas editoras, que visam identificar e reverter informações maliciosas ou que violem as políticas da plataforma.

Para Tetraktys, editor responsável por colocar em destaque o artigo sobre Aquecimento global — que tem mais de 500 referências e é considerado de qualidade excepcional por outros editores — a diferença da Wikipédia é o trabalho colaborativo. “Ninguém é dono da verdade. Ter outras vozes que dialoguem contigo é de fundamental importância para que erros sejam revertidos com velocidade, e pontos fracos sejam melhorados”.

Para Elisa Frühauf Garcia, professora do curso de história da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do projeto Mulheres Indígenas na Wikipédia, a plataforma é utilizada como um espaço de construção coletiva do conhecimento e de exercício da cidadania digital. Para ela, ao editar verbetes “estudantes desenvolvem não apenas habilidades de pesquisa e escrita, mas também uma consciência crítica sobre ética, representatividade e responsabilidade social. Essa experiência amplia a compreensão sobre os processos de produção e circulação da informação; dessa forma, a Wikipédia deixa de ser apenas uma fonte de consulta para se afirmar como um ambiente formativo dinâmico, que articula ensino, pesquisa e extensão de maneira inovadora e transformadora.”

A comemoração do aniversário de 25 anos da Wikipédia começa com uma festa virtual no dia 15 de janeiro às 13h do Brasil. A atividade envolverá jogos, entretenimento, participantes-surpresa e prêmios. Ainda em janeiro, a Wikimedia Brasil fará o lançamento do livro “A Wikimedia no Brasil: o poder e os desafios do conhecimento livre”, em fase de finalização pela Editora da Universidade Federal da Bahia. São 15 capítulos em três sessões especiais para abordar a formação da comunidade no Brasil, a relação com educação e GLAM (acrônimo em inglês para galerias, bibliotecas, arquivos e museus). O lançamento será em uma live na última semana de janeiro (data a ser definida), com participação de alguns dos autores.

Ao longo de todo o ano, a Fundação Wikimedia, organização que faz a gestão da plataforma, oferecerá subsídios para eventos organizados pela comunidade editora. Interessados em planejar suas próprias festas, assistir às celebrações ou participar de algum evento temático, podem adicionar ou procurar as atividades através do calendário e do mapa de eventos pelo mundo.

25 anos da Wikipédia
Início: 15 de janeiro de 2026
Horário: 13h (Brasil)
Onde: Online
Inscrições aqui.
Dúvidas: [email protected]

Outras Palavras é feito por muitas mãos. Se você valoriza nossa produção, seja nosso apoiador e fortaleça o jornalismo crítico: apoia.se/outraspalavras

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *