Piseagrama: a resistência política nas comunidades
Em nova edição, a revista debate os espaços públicos a partir dos desafios e efervescências locais — nas ruas, nas quebradas, no campo, nas aldeias e na cultura afro. Quem apoia nosso jornalismo tem 25% de desconto e concorre a três exemplares
Publicado 25/02/2022 às 18:00 - Atualizado 18/04/2022 às 17:42
A recém-lançada edição da Revista Piseagrama, parceiro incomum do Outros Quinhentos, conta com a colaboração da rainha conga Isabel Casimira em diálogo com a antropóloga e documentarista Júnia Torres, do coletivo Entidade Maré, além de participações especiais do filósofo Dénètem Touam Bona e da antropóloga Alana Moraes — alguns dos nomes que compõem essa edição e nos levam a conhecer múltiplos universos e pensar a realidade. O resultado não poderia ser diferente: mais uma edição com textos intensos e profundos, ricos e artísticos.
No artigo “O Reino nas Ruas”, por exemplo, Maria Casimira, cuja avó nascida em 4 de março de 1906 foi a primeira Rainha do Congado de Minas Gerais — uma manifestação cultural e religiosa que envolve o canto, dança, teatro e espiritualidades cristã e de matriz africana — e relata com orgulho a importância de levar para as ruas a manifestação cultural do Reinado. O título real foi dado à sua avó pelo governador de Minas no aniversário de 400 anos do Rio de Janeiro, em 1965. A seguir, um trecho do artigo:
“Quando nosso cortejo sai para a rua, mostramos para as outras pessoas nosso modo de fazer e de ser. O cortejo compõe o trabalho do Reinado, para além de outras coisas necessárias que acontecem dentro do nosso conjó. Quando vamos para a rua, para o espaço urbano, nos submetemos aos olhares daqueles outros que não estavam esperando nos ver e que não têm noção do que é o Reinado, o Rosário ou o Congado e podemos alcançar mais pessoas. Aqueles que não comungam do nosso espaço podem conhecer nossas indumentárias, nossos cantos, nossa postura. Saber da nossa posição política e religiosa, ao passo que, se ficarmos só dentro do nosso espaço, apenas aqueles que vêm aqui é que vão conhecer.”
Essa é uma entre tantas abordagens do pensar e viver em comunidade que estão presentes nesta edição e que se expressam através de reflexões artísticas, políticas, filosóficas, antropológicas e históricas.
Outros Quinhentos e Piseagrama sortearão três exemplares desta nova edição da Revista para quem apoia nosso jornalismo de profundidade e sem catracas, além de oferecer descontos na loja online da editora. Enviaremos por e-mail o formulário para inscrição e o cupom para descontos de 25%. Inscreva-se até sexta-feira, 22 de abril, às 15h.
Não sabe o que é o Outros Quinhentos?
Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribui com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa de nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às de mercado.
É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos, entre outros! Autonomia são outros quinhentos, e por isso convidamos você a fazer parte dessa rede solidária com a gente. Se interessou? Clica aqui!
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos