Pela humanidade dos livros e livreirxs
Editora Elefante publica a edição brasileira de Contra Amazon, em pré-venda. Lançamento é acompanhado pela campanha “Adote uma livraria”, para ajudar as pequenas lojas da categoria. Além de tudo isso: dois exemplares em sorteio para Outros Quinhentos
Publicado 24/04/2020 às 19:49 - Atualizado 24/04/2020 às 20:23
![](https://i0.wp.com/outraspalavras.net/outrosquinhentos/wp-content/uploads/sites/8/2020/04/mockup-contraamazon-1.png?resize=948%2C600&ssl=1)
Por Simone Paz
A Editora Elefante, parceira de Outras Palavras, tem novíssimo lançamento no ar: Contra Amazon e outros ensaios sobre a humanidade dos livros, do escritor e crítico cultural espanhol, Jorge Carrión.
O livro, ainda em pré-venda, traz os dezessete textos presentes na edição original, e um inédito: um post-scriptum sobre a situação das livrarias durante a quarentena da pandemia do Covid-19, também assinado pelo autor.
Segundo Carrión, “Parece impossível escrever sobre o protagonismo do mundo do livro no século XXI, sobre as livrarias independentes e as bibliotecas mais inovadoras, sobre as constelações de leitores que continuam acreditando no papel, sem pensar na Amazon como nossa antagonista. Embora Google Livros e outras grandes plataformas também tenham influenciado muitíssimo o modo como nos relacionamos com os textos, a multinacional logística dirigida por Jeff Bezos converteu-se na marca mais icônica e mais eloquente, na empresa que modificou — e, com frequência, violentou — mais fortemente as relações tradicionais entre os leitores e os livros. Trata-se de um monstro cheio de tentáculos, que não para de inovar e de crescer”.
E não é que é verdade? Uma matéria da Revista Época explica como o patrimônio de Jeff Bezos, dono da Amazon, só cresceu durante a quarentena do coronavírus, o que o faz entrar no grupo dos “aproveitadores pandêmicos”.
Por isso, o lançamento de Contra Amazon, em sintonia com os tempos de coronavírus — que estão provocando quebras na cadeia comercial dos livros, afetando principalmente os pequenos negócios — vem atrelado à campanha “Adote uma livraria”.
Funciona assim: a Elefante criou um cupom para cada livraria contemplada. Assim, o leitorx pode inserir esse cupom no momento da compra do livro, na fase de pré-venda, no site. A livraria escolhida pelo comprador receberá 20% do valor de cada livro adquirido com o cupom. Ao final desta matéria, está a lista de livrarias participantes e seus respectivos cupons para “adotá-las”.
Por que também, se você apoia nosso trabalho de mídia independente, pode concorrer a um dos dois exemplares grátis, em sorteio.
É só preencher este formulário até quarta-feira 29 de abril de 2020.
Lembrando que quem compra durante a pré-venda, além de ajudar uma livraria, ganha frete grátis! Faça parte dessa ação, clique aqui para comprar.
Segue a lista de livrarias participantes, com seus cupons:
– Simples (cupom: simples)
– Desculpe a Poeira (cupom: desculpeapoeira)
– Loplop (cupom: loplop)
– Tapera Taperá (cupom: tapera)
– Rizoma (cupom: rizoma)
– Baleia (cupom: baleia)
– Taverna (cupom: taverna)
– Livros & Livros (cupom: livroselivros)
– Lamarca (cupom: lamarca)
– Baderna Literária (cupom: baderna)
– Letraria (cupom: letraria)
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos