Outros Quinhentos regala: histórias do Alto Xingu em livro ilustrado

Livro que conta a história da criação do mundo pelo olhar do Povo Mehinaku ganha sorteio especial entre os leitores que sustentam Outras Palavras



Por Simone Paz | Foto de Hélio Nobre

“Como na história de Yanakumã, o dono dos rios, este livro quebra uma grande panela de barro, cheia de histórias vivas e pulsantes que se espalham pelas páginas escritas e pela imaginação de quem as lê, conduzindo-nos por um mundo mágico, ao tempo da criação de todas as coisas”.

No livro Aunakĩ Kuwamutü-Kuwamutü que criou o mundo e outras histórias do Povo Mehinaku (Ikorẽ, 2017), a autoria e as ilustrações são do Povo Mehinaku da aldeia Uyaipiuku; e a organização, de Angela Pappiani e Inimá P. Lacerda.

Mas quem são os Mehinaku? No site do projeto Histórias da Tradição, encontramos a seguinte definição:

“Nós somos os Mehinaku, povo criado das flechas emplumadas por Kamü e Kexü, no começo dos tempos. Aqui fomos criados, nesta região sagrada do Müxüná. É este lugar que aprendemos a conhecer e respeitar.”

(Povo Mehinaku)

Os Mehinaku contam que Kuwamutü, no início dos tempos, os criou na região do Alto Xingu onde ainda vivem, entre os rios Kurisevo e Tuatuari. São poucas pessoas guardando uma rica tradição de muitos conhecimentos e belezas.

As primeiras referências a eles são de 1887, nos relatos do viajante Karl von Steinen, mas o contato mais permanente com a sociedade nacional aconteceu em meados de 1940, quando foram quase totalmente extintos. Sobreviveram formando alianças e casamentos com outros povos da região onde viria a ser criado, em 1961, o Parque Indígena do Xingu, protegendo cerca de 18 diferentes etnias. A língua que os Mehinaku falam pertence ao tronco Aruak.

De acordo com o Siasi/Sesai 2014, a população dos Mehinaku era de 286 há cinco anos (fonte: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Mehinako)

Outros Quinhentos, o financiamento coletivo de Outras Palavras, sorteia 2 exemplares de Aunakĩ Kuwamutü-Kuwamutü que criou o mundo e outras histórias do Povo Mehinaku entre seus colaboradores.

Basta ser um assinante do Outros Quinhentos e preencher este formulário até segunda-feira 15 de julho de 2019.


O projeto Histórias da Tradição, tem organização de Pappiani, que é jornalista, escritora e produtora cultural, e trabalha há quase 30 anos com povos indígenas desenvolvendo projetos que divulgam a tradição e o pensamento indígena. Em nosso site, seus textos são recorrentes, como foi o caso da excelente matéria Eles não se rendem à mercadoria, publicada em abril de 2019.

Foto de aldeia Mehinaru em 1983, por Thomas Gregor

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também: