Os anos desconhecidos da diplomacia brasileira

Livro da Editora Unesp analisa a política externa brasileira no alvorecer da República, esmiuçando os anos de 1889 a 1902. E também expõe os fatores que levaram a uma reorientação do Itamaraty nos anos seguintes. Sorteamos dois exemplares

Barão do Rio Branco (ao centro), nos anos 1890. Fonte: Arquivo Nacional.

O Brasil tem uma longeva e respeitada tradição na diplomacia que se expressa na altiva participação do governo brasileiro – e alguns de seus representantes – no debate internacional.

Esse cenário ganha um novo patamar de proeminência nas prioridades do governo durante a primeira república, ou república velha, primordialmente por conta da atuação de José Maria da Silva Paranhos Júnior, o famoso Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira.

Apesar de muito importante para lançar as bases de nossa tradição diplomática e inserir nosso país no plano internacional, esse momento na história de nossa política externa veio a ofuscar um pequeno período anterior mas que também guarda sua importância para o firmamento de acordos e relações futuras.

O período em questão se situa entre 1889 a 1902, os primeiros anos do alvorecer da República. No entanto, no início da década dos anos 1980, o historiador Clodoaldo Bueno decidiu desbravar esse momento até então pouco conhecido.

Sua investigação desembocou no escrito A República e sua política exterior (1889 – 1902), lançado pela primeira vez em 1995, logo se tornou um clássico do tema. Porém, em 2022 a pesquisa ganhou nova edição, revisada e ampliada, pelas competentes mãos que constroem a Editora Unesp.

Outras Palavras e Editora Unesp sortearão dois exemplares de A República e sua política exterior (1889 – 1902), de Clodoaldo Bueno, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 11/3, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

O livro é “a primeira análise historiográfica de síntese desses anos a utilizar parâmetros teóricos e metodológicos, como o recurso a fontes primárias e diversificadas”, como conta o historiador Francisco Doratioto.

Partindo da pergunta: O que significou o advento da República para as relações internacionais do Brasil? O autor intenta expor em sua pesquisa “quais foram os interesses nacionais que passaram a sensibilizar os novos dirigentes e quais as tensões internacionais com que se defrontaram. Além disso, […] procura especificar a natureza das transformações sociais e econômicas que induziram a uma reorientação de nossa política exterior.”

Clodoaldo Bueno faz parte de um grupo reduzido de historiadores responsáveis por fundar, no início da década de 1980, a moderna historiografia voltada ao estudo do desenvolvimento da política externa brasileira.

Ao longo dos onze capítulos que compõem o livro, o autor coloca uma lupa nesse período histórico e nas relações do Brasil para com diversos países, principalmente Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Chile. Partindo de uma contextualização para fatos mais aprofundados, além de tópicos interessantes acerca da repercussão da situação brasileira na imprensa internacional. Somando todos esses elementos a edição, composta agora por 384 páginas, serve para uma compreensão mais completa do tema.


SOBRE O AUTOR

Clodoaldo Bueno é graduado em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), mestre e doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP) e livre-docente em História Econômica, Social e Política do Brasil pela Unesp, campus de Marília, da qual é professor titular aposentado. É membro fundador do curso de pós-graduação em História da Unesp, câmpus de Assis, e do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais São Tiago Dantas (Unesp/Unicamp/PUC-SP). Foi docente e pesquisador visitante no Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador visitante do Instituto de Estudos Avançados da USP. Em 1997, desenvolveu programa de aperfeiçoamento científico na Universidade Católica de Lovaina (Bélgica), com pesquisa nos arquivos de Bruxelas, Nantes e Paris. É membro da Comissão Internacional da História das Relações Internacionais, sediada em Paris-Milão. Em parceria com Amado Luiz Cervo, publicou A política externa brasileira (1822-1985) e História da política exterior do Brasil. Individualmente lançou A República e sua política exterior (1889-1902) e Política externa da Primeira República – Os anos de apogeu (1902-1918). Organizou, com Eddy Stols e Luciana Pelaes Marcaro, o livro Brasil e Bélgica – Cinco séculos de conexões e interações. Tem cinquenta anos de docência, participou de duas centenas de bancas examinadoras e seus trabalhos são citados no Brasil e no exterior.


Em parceria com a Editora Unesp, o Outras Palavras irá sortear dois exemplares de A República e sua política exterior (1889 – 1902), de Clodoaldo Bueno, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 11/3, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 40% de desconto em em todo os site da Editora Unesp. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!

Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a ferramenta através da qual é possível construir conosco um projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalista. Pela colaboração, diversas contrapartidas são disponibilizadas: sorteios, descontos e gratuidades oferecidas por nossos parceiros – são mais vinte parcerias! Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *