A voz de Powerpaola nos quadrinhos de mulheres
Lote 42 lança novo trabalho da célebre quadrinista colombiana em projeto coletivo de editoras latinoamericanas. Artista reflete sobre a relação entre amor e deslocamento. Quem apoia nosso jornalismo concorre a 2 exemplares e tem 25% de desconto
Publicado 24/08/2022 às 17:47 - Atualizado 04/05/2023 às 16:48
É fato que não dialogamos tanto quanto poderíamos com nossos vizinhos, e que não somos tão bem integrados ao ambiente cultural latino-americano. O mais novo projeto da Lote 42, porém, é uma ambiciosa ação para remar contra essa maré: a casa participará da publicação internacional da mais nova obra de uma grande quadrinista colombiana radicada em Buenos Aires, juntando-se com editoras de cinco países diferentes no continente para a empreitada.
![](https://i0.wp.com/outraspalavras.net/outrosquinhentos/wp-content/uploads/sites/8/2022/08/capa-todas-as-bicicletas-que-eu-tive.png?resize=218%2C291&ssl=1)
Todas as bicicletas que eu tive é a sétima HQ de Paola Gaviria, a Powerpaola – e a segunda a sair no Brasil pela editora, depois de QP (2018). Ambas foram publicadas pela Lote 42, nossa parceira que é referência em publicações com trabalho gráfico arrojado e inovador. Paola já colaborou também com as ilustrações de Mó Viagem, a quarta edição de Mó, a revista da editora.
Reconhecidos internacionalmente pela força e sensibilidade de sua auto-ficção, os quadrinhos de Powerpaola já viraram até filme. Vírus tropical (2011), o quadrinho de estreia que a projetou no cenário das HQs, foi adaptado para a grande tela em 2017, recebendo nomeações para vários prêmios internacionais da indústria cinematográfica.
Outras Palavras e Lote 42 sortearão dois exemplares de Todas as bicicletas que eu tive, da quadrinista colombiana Powerpaola, entre os apoiadores do nosso jornalismo. O formulário de participação será enviado por e-mail e aceitará inscrições até quinta-feira que vem, 1/9, às 14h. Quem é Outros Quinhentos tem direito a 35% de desconto no site da editora.
Ao dar às experiências pessoais o primeiro plano, podemos pensar em paralelos da historietista (como se define a colombiana) com outras gigantes da nona arte, como Marjane Satrapi, Julie Doucet e Alice Kominsky – todas referências para seu trabalho, afirma a própria. Na verdade, Paola dá bastante ênfase para a importância da conexão transnacional das autoras nos quadrinhos: junto de outras figuras de sua geração, foi fundadora do Chicks on comics, coletivo internacional que se define como “uma conversa em aberto” de mulheres que fazem HQs.
![](https://i0.wp.com/outraspalavras.net/outrosquinhentos/wp-content/uploads/sites/8/2022/08/todaslasbicicletasquetuve49-baixa-scaled-1.jpg?resize=301%2C403&ssl=1)
Além da Lote 42, estão envolvidas na publicação de Todas as bicicletas que eu tive as editoras El Fakir (Equador), La Silueta (Colômbia), Musaraña (Argentina) e Sexto Piso (México). Em todos os países, a graphic novel sairá com o belíssimo projeto gráfico desenvolvido pela La Silueta. Um experimento inovador e agregador, alinhado com o estilo da Lote 42 de explorar novas possibilidades da arte da editoração.
Celebrando o início de nossa caminhada juntos, sortearemos dois exemplares de Todas as bicicletas que eu tive entre os leitores que apoiam o nosso jornalismo. O formulário será enviado por e-mail no boletim exclusivo para os membros da rede Outros Quinhentos e aceitará inscrições até quinta-feira que vem, 1/9, às 14h.
Se você ainda não conhecia a Lote 42, não deixe de conferir o site da editora – nossos apoiadores têm direito a um cupom de 35% de desconto em todo o catálogo. Melhor ainda é visitar pessoalmente a Banca Tatuí, no centro de São Paulo, uma iniciativa da editora para a distribuição das novidades da literatura independente. As parcerias do Outros Quinhentos estão sempre em ampliação e oferecendo contrapartidas especiais – conheça e apoie!
Não sabe o que é o Outros Quinhentos?
Somos, desde 2013, o primeiro caso brasileiro de site sustentado essencialmente por seus leitores. Por meio do programa Outros Quinhentos, você contribuiu com nosso jornalismo de profundidade, apoia sua ampliação e participa da nossa rede de parceiros, orientada por lógicas opostas às do mercado.
É um embrião de rede de Economia Solidária. O espaço publicitário do site é oferecido, gratuitamente, a produtores de Cultura e Agroecologia. Eles não pagam em dinheiro, mas com seus produtos e serviços – compartilhados com nossos apoiadores. São gratuidades e descontos expressivos em livros, cursos, assinaturas de revistas, restaurantes, espetáculos, entre outros! Autonomia são outros quinhentos, e por isso convidamos você a fazer parte dessa rede de economia solidária com a gente. Se interessou? Clica aqui!
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos