Outros Quinhentos sorteia: “Educação contra a barbárie”

Livro reúne textos de pensadores como Bell Hooks e Sônia Guajajara para discutir o ensino. Quem contribui com o jornalismo independente de Outras Palavras, concorre a 2 exemplares grátis e tem desconto de 25% no site da Editora Boitempo



Por Simone Paz

A parceiríssima Editora Boitempo acaba de lançar “Educação contra a barbárie – por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar”, trabalho que conta com a organização de Fernando Cássio, especialista em políticas públicas de educação, e que chega em boa hora: em meio aos tsunamis da educação no Brasil, contra os retrocessos do governo atual e o Future-se de Weintraub.

Fernando Cássio é professor da Universidade Federal do ABC e tem investigado políticas indutoras de desigualdades educacionais, processos de financeirização na educação básica e participação social na educação. Ele convidou mais de vinte autores para propor um debate franco e corajoso sobre as principais ameaças à educação pública, gratuita e para todas e todos: o discurso empresarial, focado em atender seus próprios interesses; a perseguição à atividade docente e à auto-organização dos estudantes; e o conservadorismo que ameaça o caráter laico, livre e científico do ambiente escolar.

Contrapondo-se ao discurso sobre educação pautado apenas por indicadores, rankings e eficiência, a obra Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar conta com prólogo de Fernando Haddad e quarta capa de Mario Sergio Cortella. Além disso, há textos de Sônia Guajajara — sobre o modelo da educação indígena como forma de enfrentamento da barbárie — e uma tradução inédita de um artigo sobre educação democrática escrito pela educadora e ativista estadunidense Bell Hooks.

Há também os ensaios de José Marcelino de Rezende Pinto e Vera Jacob Chaves sobre o financiamento da educação pública e os movimentos de financeirização no ensino superior privado lucrativo. E Daniel Cara e Ana Paula Corti desenvolvem concisos panoramas sobre as políticas educacionais no Brasil nos últimos anos e a situação do Ensino Médio, respectivamente.

Para concorrer a um exemplar de Educação contra a barbárie e/ou obter o cupom de desconto de 25% para comprar qualquer título no site da Editora Boitempo, basta ser colaborador do jornalismo profundo e independente de Outras Palavras — ou seja, contribuir por meio de uma assinatura do Outros Quinhentos…

…e preencher ESTE FORMULÁRIO até a terça-feira 20 de agosto de 2019.


O volume faz parte da coleção Tinta Vermelha, selo da Boitempo que busca provocar reflexões sobre assuntos atuais, temas como revisionismo histórico, experiências de educação popular, financiamento do ensino público, dilemas da educação a distância e a polêmica ideologia de gênero — sempre abordados com rigor teórico e linguagem acessível.

Boa sorte e boa resistência!

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também: