6º Encontro de Literatura Brasileira & Cachaça : Antonio Callado
Publicado 19/07/2018 às 01:15 - Atualizado 15/02/2019 às 16:50
Sexto encontro da série lítero-etílica traz leituras da peça Revolta da Cachaça, Antonio Callado. Obra faz parte do ciclo conhecido como Teatro Negro. Contribuintes de Outros Quinhentos concorrem a dois ingressos
Por Maurício Ayer
[Abaixo, explicação sobre os tipos de inscrição]
Um grande tonel de cachaça domina a cena. No enredo, um dramaturgo é cobrado por seu amigo quando a um antigo compromisso: escrever uma peça sobre a Revolta da Cachaça, que terá como protagonista um personagem (e um ator) negro.
O texto de Antonio Callado de 1982, intitulado A Revolta da Cachaça, faz parte de um ciclo conhecido como Teatro Negro, que inclui peças como Pedro Mico e O tesouro de Chica da Silva, publicadas na virada dos anos 1950 e 60. A cachaça e a história do Brasil são pretextos para instaurar a discussão sobre o lugar do artista negro no teatro nacional. O próprio Abdias do Nascimento, fundador do Teatro Experimental Negro nos anos 1940, reconhece a importância das peças de Callado neste debate.
Na Revolta da Cachaça, a aguardente brasileira está no centro da cena e se desdobra em múltiplas funções. Desde a temática histórica, ao evoca a insurreição que no século XVII opôs senhores de engenho da Baía de Guanabara e a coroa portuguesa, até o próprio uso da cachaça e do tonel como dispositivos de cena com funções específicas na dramaturgia.
Este encontro será a oportunidade de lermos as peças de teatro do autor de Quarup e Concerto Carioca, procurando entender as articulações de seu texto com vários momentos da história do Brasil: do período colonial ao recente período da Ditadura Militar, em que Callado manteve uma atividade literária e um ativismo político incessantes.
Acompanhando essas leituras, vamos temperar a nossa cena com excelentes cachaças do Rio de Janeiro e de outras procedências.
Leituras: A Revolta da Cachaça; Pedro Mico e O tesouro de Chica da Silva; Uma rede para Iemanjá.
Degustação: cachaças do Rio de Janeiro e outros estados.
*Maurício Ayer é doutor e pós-doutor em literatura pela USP e Universidade de Paris 8, além de escritor, tradutor, editor e sommelier de cachaça. Autor do blog Molhando a Palavra: cachaça e literatura, convenceu-se de que tudo está ligado com tudo e se dedica a procurar os fios de conexão. A cachaça tem ajudado muito nesse processo.
Tipos de inscrição
Inscrição: para todos os casos, exceto os abaixo especificados.
Inscrição especial: Outros Quinhentos: participantes de Outros Quinhentos (programa de financiamento autônomo do www.outraspalavras.net) têm 50% de desconto em todas as inscrições
Berro D’Água 4 Encontros (10% desc.): Ao comprar antecipadamente a inscrição em 4 encontros você ganha 10% de desconto; após efetuar a compra, você receberá um email para escolher quais encontros deseja reservar.
Outros Quinhentos 4 Enc. (50%+5% desc.): Participantes de Outros Quinhentos que comprarem antecipadamente a inscrição em 4 encontros somam mais 5% de desconto aos 50% iniciais.
Para inscrever-se no curso, basta clicar aqui
Sorteio de duas bolsas
Participantes de Outros Quinhentos poderão participar do sorteio de duas bolsas para o curso preenchendo este formulário até o dia 21 de junho, sábado às 10h00.
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos