“O Brasil nas Trevas”

Graça Druck e Luiz Filgueiras se debruçam sobre o período 2013-2020 — do golpe neoliberal ao neofascismo. A obra está disponível em e-book, com edição da Boitempo, e temos cupons grátis em sorteio para Outros Quinhentos

Por Simone Paz // Ilustração: Dinho Lascoski

Mesmo antes do término das eleições de 2018 estava claro que, independentemente de quem ganhasse, havia sido construído no país um movimento político-ideológico de caráter neofascista que, embora tendo Jair Bolsonaro como símbolo e representante maior, já evidenciava certa autonomia em relação ao seu chefe.

Esse tipo de movimento (e sua ideologia), como se sabe pelas lições da história, alimenta-se e se desenvolve especialmente em momentos de crise do capitalismo (desemprego, queda da renda, precarização do trabalho e pobreza, enfim piora das condições de vida da maioria da população). Por isso, não é mera coincidência que o fortalecimento e a difusão de movimentos neofascistas mundo afora tenham ocorrido, no período recente, a partir da crise geral do capitalismo eclodida em 2008.

O trecho acima, faz parte da introdução de O Brasil nas trevas (2013-2020): do golpe neoliberal ao neofascismo, publicado pela Boitempo.

Ficamos muito contentes quando Graça Druck, colaboradora de Outras Palavras, nos escreveu contando que tinha um livro sendo lançado, em conjunto com Luiz Filgueiras; e, ainda por cima, através de uma editora parceira.

O livro já está esgotado no site da Boitempo… porém, conseguimos três cupons de cortesia para baixar o e-book, e vamos sorteá-los entre nossos apoiadores do Outros Quinhentos (programa de financiamento coletivo para um jornalismo pós-capitalista).

A obra possui 48 textos, escritos entre 2013 e 2020, envolvendo sociologia, economia política, o mundo do trabalho, as relações externas e os principais eventos ocorridos em nosso país ao longo desses sete anos, incluindo a Greve dos Caminhoneiros; o projeto de Weintraub para a educação, “Future-se”; e a própria pandemia do novo coronavírus; entre outros assuntos relevantes e cruciais.

Na semana passada, publicamos um trecho da obra em nosso site [leia aqui].

Para concorrer a um dos três e-books, precisa ser nosso colaborador e preencher este formulário até 17/11.

Para além do sorteio, a Editora Boitempo é parceira de Outras Palavras e oferece um cupom de 20% de desconto aos membros Outros Quinhentos. Concorrendo ao e-book, você receberá automaticamente o cupom para usar em compras no site 🙂

Boa sorte a todes, e um ótimo fim de semana!

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *