Vacinas de gripe previnem doenças crônicas
• Os benefícios paralelos das vacinas contra gripe • Chicungunha na Ásia • E MAIS: saneamento no Brasil; gravidez na adolescência; hipertensão e diabetes; vacina contra câncer •
Publicado 23/07/2025 às 14:57
Estudo clínico publicado no European Heart Journal confirmou um efeito da mais alta relevância a respeito da vacinação de doenças virais, como covid-19, influenza e outras doenças virais e bacterianas: a diminuição de doenças cardiovasculares. A análise publicada em junho já se converteu em diretriz oficial da Sociedade Europeia de Cardiologia.
Chamada de “consenso clínico”, a pesquisa analisou estudos anteriores e analisou diversos grupos de risco – como doentes congênitos, grávidas e imunossuprimidos – para chegar à tal conclusão. Dentre alguns exemplos observados, os especialistas observaram que a taxa de mortalidade entre pessoas já infartadas chegou a ser 40% menor entre o grupo vacinado contra influenza.
As vacinas analisadas foram, principalmente, aquelas destinadas à gripe, como VSR, influenza e covid, além da herpes-zoster. Todas estão disponíveis no SUS. Além disso, o mesmo pode se confirmar em relação à imunização contra HPV, uma vez que não vacinados contra esta doença apresentam maior risco de doenças cardiovasculares.
Alerta de pandemia de chicungunha
A OMS lançou nesta terça um comunicado no qual pede ação urgente contra a chicungunha. O documento adverte a possibilidade de um novo surto semelhante ao de 2004-2005, com cerca de 500 mil casos em países do Oceano Índico.
Novamente, a nova onda de casos parte da região, em países como Ilhas Maurício, além de Reunião e Mayotte, ilhas pertencentes à França Ultramarina, o que explica os 800 casos já registrados na França continental (com 12 transmissões comunitárias) e uma Itália. Por ora, a doença avança por Somália, Quênia e Madagascar, mas a OMS alerta que pode chegar a 119 países, que concentram 5,6 bilhões de habitantes.
* * *
Brasil ainda tem dívida com saneamento
Reportagem do Futuro da Saúde faz uma síntese dos avanços e lacunas do saneamento no Brasil. O país ainda lida com cerca de 340 mil internações anuais relacionadas à falta de coleta de lixo e esgotamento. Como mostra a matéria, a questão se relaciona com múltiplos indicadores de bem estar social. Entenda melhor.
Gravidez na adolescência ainda é alta no Brasil
O Centro Internacional de Equidade em Saúde da Universidade Federal de Pelotas publicou estudo no qual informa que, entre 2020 e 2022, 1 milhão de bebês nasceram de mães entre 10 e 19 anos (50 mil no grupo 10-14 anos). Os números têm relação direta com condições socioeconômicas. Confira o estudo.
Descontinuidades no tratamento de hipertensões e diabetes
Segundo estudo patrocinado pela Servier, o Brasil tem uma grande quantidade de pacientes que não conseguem seguir adequadamente seus tratamentos de doenças cardiovasculares. Os dados se referem ao acompanhamento de 400 pacientes e foram apresentados no congresso da Sociedade de Cardiologia de SP. Veja por que.
Avanços na vacina universal contra câncer
Pesquisadores da Universidade da Flórida apresentaram dados positivos sobre testes em camundongo de uma vacina para tipos variados de câncer. O resultado foi obtido através da combinação de vacina de RNA mensageiro e outros fármacos. O estudo pode ser lido aqui.
Outras Palavras é feito por muitas mãos. Se você valoriza nossa produção, contribua com um PIX para [email protected] e fortaleça o jornalismo crítico.