OMS aprova aumento nas contribuições fixas dos países membros

• Países aumentam contribuição à OMS • Produção local de tecnologias em saúde • E MAIS: jornada da enfermagem; desmatamento; teste para Alzheimer •

.

Em demonstração de apoio à OMS, os países membros da OMS aprovaram hoje um aumento de 20% nas contribuições fixas, endossando o orçamento da Organização para 2026-2027. Este é o segundo aumento de 20% nas contribuições, sendo o anterior acordado no biênio passado.

A medida ocorre em um contexto de dificuldades financeiras e econômicas para os membros da OMS, após grande corte orçamentário provocado pela saída dos EUA da Organização. A insuficiência de financiamento da agência tem prejudicado sua capacidade de executar projetos de longo prazo e apoiar suas operações globais para promover a saúde para todos. 

Brasil irá liderar coalizão global de inovação e acesso equitativo à saúde

A Coalizão Global para Produção Local e Regional, Inovação e Acesso Equitativo foi oficialmente criada com sua formalização na 78ª Assembleia Mundial da Saúde da OMS. Apresentada pelo ministro da Saúde brasileiro, Alexandre Padilha, e assinada como criação dos países membros do G20, a coalizão visa ampliar a produção local e de tecnologias em saúde. Nos dois primeiros anos, o Brasil assumirá a presidência e o secretariado da Coalizão, e a coordenação da agenda ficará sob responsabilidade do Ministério, através da SECTICS. 

Segundo Padilha, “A Coalizão representa uma oportunidade única para promover o acesso a vacinas, terapias, diagnósticos e outras tecnologias em saúde voltadas para doenças negligenciadas e populações em situação de vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que desenvolve capacidades que poderão ser aproveitadas em outras doenças e futuras emergências de saúde”. Nesse contexto, o primeiro projeto será dedicado ao desenvolvimento de tratamentos inovadores para combater a dengue.

* * *

Enfermagem em defesa da jornada de 30 horas

Na semana passada, a Câmara dos Deputados fez uma sessão solene em homenagem ao Dia da Enfermagem. Representantes da categoria e parlamentares defenderam a PEC 19/24, que vincula o piso salarial dessas profissionais a uma jornada de trabalho de 30 horas. Veja o que defende a Cofen.

Florestas incendiadas e recorde em desmatamento

Uma área do tamanho da Irlanda: esse foi o tamanho da perda de florestas tropicais no mundo, apenas em 2024. Jamais se registrou devastação tão rápida, e a principal causa foram os incêndios. Mas a situação da Amazônia é a mais grave, segundo cientistas. Aqui estão os motivos.

Como funciona novo exame para Alzheimer

A FDA, espécie de Anvisa dos Estados Unidos, aprovou um exame de sangue que pode ajudar a diagnosticar Alzheimer. Mas não é assim tão simples: deve ser usado por especialistas, em pessoas com mais de 55 anos e com problemas de memória. Saiba quatro características do teste.

Outras Palavras é feito por muitas mãos. Se você valoriza nossa produção, contribua com um PIX para [email protected] e fortaleça o jornalismo crítico.

Leia Também: