Metanol: quantos são os casos e como está a investigação
• Panorama das intoxicações por metanol • E MAIS: adolescentes trans; plano de riscos contra crise climática; malária em indígenas de recente contato; picadas de serpentes •
Publicado 06/10/2025 às 10:52 - Atualizado 06/10/2025 às 11:55

Até o momento, há 14 casos confirmados de intoxicação por metanol, de 195 suspeitas. Duas mortes foram confirmadas e há seis em investigação. Todos os óbitos e contaminações confirmados foram no estado de São Paulo, mas há casos suspeitos em PE, MS, PA, BA, GO, RS, DF, ES, MG, MT, RO, PI, RJ e PB. O ministro da Saúde Alexandre Padilha considerou uma “situação anormal de registro de suspeitas”. Para garantir o tratamento dos intoxicados, a pasta adquiriu 16,3 mil ampolas de etanol farmacêutico e 1,5 mil tratamentos com fomepizol — ambos antídotos contra a intoxicação que também podem servir para tratar casos suspeitos.
Enquanto se investigam as possíveis intoxicações, o Ministério da Justiça e Segurança Pública iniciou uma operação emergencial para fazer uma varredura sobre a origem dos casos. A Polícia Civil e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que fiscaliza a produção, rotulagem e padronização de bebidas, se somam ao esforço. Esses órgãos e mais diversas associações ligadas ao mercado de bebidas alcoólicas precisam enviar listas de estabelecimentos suspeitos e seus fornecedores. Além de grandes distribuidoras, ao menos outros sete bares e restaurantes foram incluídos na investigação.
Bloqueio hormonal em jovens trans
STF derrubou liminar contra norma do CFM que proibia o bloqueio hormonal para adolescentes – ou seja, agora esses jovens não poderão recorrer a terapia para limitar desenvolvimento de características de gênero a partir da puberdade. Ao menos até que seja julgado o mérito da causa no Supremo. Qual é o trâmite e as suas consequências?
Adaptação climática em favelas
Comunidade no município de Diadema (SP) foi uma das primeiras a concluir um Plano Comunitário de Redução de Riscos e Adaptação Climática (PCRA), instrumento proposto pelo Ministério das Cidades para a gestão de riscos em favelas e periferias. Matéria da Agência Fapesp conta sobre a participação dos moradores em sua elaboração. Leia.
Epidemia de malária em indígenas do AM
Foi registrado um surto de malária na Terra Indígena Pirahã, no sul do Amazonas, indígenas de recente contato e de hábitos nômades. Para conter a doença, a Força Nacional do SUS foi acionada. Até setembro, foram 398 casos. Entenda a situação.
Picadas de serpente no Brasil
Em 2024, foram mais de 31 mil acidentes com serpentes venenosas no Brasil e 127 mortes. 75% das notificações foram em áreas rurais e 18% delas em trabalhadores. Em 60% dos casos, as cobras picam pés e pernas – o que poderia ser minimizado com botas de cano alto e luvas. Região Norte é a mais afetada. Acesse todos os dados e medidas de proteção.
Outras Palavras é feito por muitas mãos. Se você valoriza nossa produção, seja nosso apoiador e fortaleça o jornalismo crítico: apoia.se/outraspalavras