Da Reforma Sanitária ao Futuro do SUS: inscrições abertas para evento no Rio

Nos dias 7 e 8 de maio, encontro rememora e debate os rumos tomados 40 anos após a 8ª Conferência Nacional de Saúde

.

Já é possível inscrever-se no ciclo de debates Da Reforma Sanitária ao Futuro do SUS – 40 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde. Fruto da parceria entre o Outra Saúde e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/Fiocruz), o evento debaterá o papel da 8ª Conferência nas lutas do setor, na institucionalidade do SUS e novos desafios. 

A comunicação tem papel central nesse processo e será o tema da segunda mesa Do analógico ao pós-digital: o lugar da comunicação e da informação nas conferências, no setor saúde e no movimento social, que acontecerá no dia 7 de maio, às 16 horas, no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

Assim como nas demais sessões, a mesa reunirá nomes históricos da área, pesquisadores e representantes dos movimentos sociais ligados às lutas da comunicação pública, do direito à saúde e do SUS.

Servidora da Fiocruz e integrante desde os primeiros anos do Programa Radis, Janine Miranda Cardoso se dedica ao tema da comunicação e saúde há mais de 40 anos. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação em Saúde, o PPGICS/Fiocruz, ela trará sua percepção sobre o espaço da comunicação na 8ª Conferência e da instauração da Comissão Nacional da Reforma Sanitária, e os desdobramentos dessa história, tanto nos campos acadêmico como político.

Rodrigo Murtinho se destaca desde a década de 1990 como ativista das lutas pela democratização da comunicação. Em sua tese de doutoramento “Estado, comunicação e cidadania: Diálogos pertinentes sobre a relação entre direito à saúde e direito à comunicação”, traçou as interações desses dois processos de construção de cidadania nas resoluções das conferências nacionais de saúde e trará um olhar atualizado sobre como tais questões se apresentam no atual cenário comunicacional.

Uma das áreas da saúde que mais houve mudanças foi a da informação. Da resolução da 8ª Conferência, que aprovou a constituição de um Sistema Nacional de Informação aos dias atuais, nos quais indicadores de saúde convergem com informações georreferenciadas, da telemedicina e outras, a saúde digital está no centro dos debates. O assunto será tratado por Mariana Vercesi Albuquerque, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).

Com a pandemia de covid-19, a comunicação e informação em saúde mostrou sua centralidade nos processos de saúde e doença como nunca percebido. Práticas populares e comunitárias, como as desenvolvidas pela Rede de Mobilização da Maré permitiu que vidas fossem salvas frente às mais de 700 mil mortes provocadas pela pandemia em todo o Brasil. A comunicadora, liderança popular mareense e pesquisadora Gizele Martins trará seu depoimento e olhares sobre como comunicação, saúde, cidadania e democracia são ferramentas centrais para a reflexão e transformação da sociedade brasileira.

Outras Palavras é feito por muitas mãos. Se você valoriza nossa produção, seja nosso apoiador e fortaleça o jornalismo crítico: apoia.se/outraspalavras

Leia Também: