Como acessar leite materno no SUS
• Bancos de leite e apoio a lactantes no SUS • Morte de recém-nascidos e crise no SUS do DF • E MAIS: hospitais federais no Agora Tem Especialistas; Alzheimer; arboviroses; Amazônia e clima •
Publicado 03/09/2025 às 12:27
Uma reportagem da Folha de S. Paulo mostrou as condições gerais de acesso aos bancos de leite materno no SUS. Oferecidos sem exigência prévia de triagem na atenção primária, o leite é armazenado em UBS e hospitais. O número de mulheres doadoras e beneficiárias se manteve estável, mas a quantidade de bebês prematuros que tiveram acesso ao alimento aumentou 8,6% neste ano em relação a 2024.
Além disso, o SUS oferece aconselhamento e orientações para mães que têm dificuldade em amamentar seus filhos. Foram cerca de 1,6 milhão de mulheres atendidas em 2025. Os motivos para as dificuldades em amamentar são variados, mas as condições socioeconômicas são a maior influência.
Apesar de tal forma de alimentação ser recomendada de forma exclusiva até os seis meses de vida do bebê, a licença maternidade da ampla maioria das mulheres não passa de 4 meses. Amamentar a criança traz benefícios como aumento da imunidade para doenças comuns da infância e reduz a mortalidade infantil.
MP investiga mortes sucessivas de bebês no Distrito Federal
A crise do SUS no Distrito Federal continua a registrar episódios lamentáveis. Desta vez, o Hospital Regional Samambaia está na mira do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios em razão da morte de três bebês entre 31 de julho e 3 de agosto. Quando recebidas na triagem, as grávidas foram classificadas de risco baixo ou médio e aconselhadas a procurar outro estabelecimento.
Em maio, a capital federal ficou marcada por denúncias de mortes e maus tratos na rede de saúde mental, além de insuficiente das próprias instalações. Movimentos e profissionais de saúde do Distrito Federal têm denunciado sistematicamente o governo do bolsonarista Ibaneis Rocha por sufocar e desfinanciar o SUS. Isso numa unidade federativa que conta com um dos maiores indicadores de renda e arrecadação fiscal per capita no país.
***
Plano para hospitais federais no RJ
O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (2), como parte do programa Agora Tem Especialistas, uma mobilização de Institutos Nacionais no Rio de Janeiro para a redução do tempo de espera e ampliação dos atendimentos especializados no SUS. Saiba mais.
Tratamento para Alzheimer
O primeiro medicamento destinado a tratar o comprometimento cognitivo ou demência leve no início do Alzheimer, o Kisunla, começará a ser disponibilizado no Brasil. O fármaco foi aprovado pela Anvisa já em abril. Como age o Kisunla no organismo?
Despesas com combate às arboviroses
Um estudo de corte nacional, publicado na The Lancet Regional Health, mostrou que, considerando a média de custo de internações em hospitais de saúde devido a doenças como dengue e chikungunya, foram gastos R$ 1,2 bilhão entre 2015 e 2024. Veja os resultados em detalhes.
Impactos climáticos do desmatamento na Amazônia
Pesquisa liderada por cientistas da USP quantificou, pela primeira vez, os impactos da perda da floresta amazônica e das mudanças climáticas globais no bioma local. O desmatamento florestal reduz 74% das chuvas e aumenta em 16% a temperatura na Amazônia em época de seca. Quais as implicações?
Outras Palavras é feito por muitas mãos. Se você valoriza nossa produção, seja nosso apoiador e fortaleça o jornalismo crítico: apoia.se/outraspalavras