Cofen e anvisa autorizam enfermeiros a prescrever antibióticos
• Enfermeiros podem prescrever alguns antibióticos • EUA fora da OMS • E MAIS: dengue desigual; caneta emagrecedora falsa; transfusão de sangue; terceirização no RS •
Publicado 23/01/2026 às 14:34

Nesta quinta-feira (22), o Conselho Federal de Enfermagem publicou uma resolução que amplia os medicamentos que podem ser prescritos por enfermeiros. A lista que consta no Diário Oficial da União inclui antibióticos como amoxicilina, azitromicina e eritromicina.
Em nota, a entidade aponta que a atuação dos profissionais da enfermagem como prescritores irá impactar positivamente a sociedade, uma vez que amplia o acesso aos serviços de modo seguro. A mudança ocorreu após a Anvisa ter atualizado o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), autorizando, no ano passado, a indicação de antibióticos por enfermeiros.
O Conselho Federal de Medicina, por outro lado, entende a movimentação como um risco à população e uma invasão às atribuições médicas, além de afirmar que o Cofen afronta a legislação brasileira e o STF: “enfermeiros não têm conhecimento nem competência técnica para realizar, visto que não faz parte de sua formação”.
EUA saem oficialmente da OMS – e com dívidas
Essa semana, os Estados Unidos deixam oficialmente a Organização Mundial da Saúde, processo iniciado por Trump no começo de seu segundo mandato. Ao assumir a presidência do país em 2025, uma de suas primeiras ações foi assinar uma ordem executiva notificando com antecedência de um ano o rompimento com a entidade, como exige a lei norte-americana.
Com o anúncio, Trump cita a “má gestão” da pandemia de covid-19 pela OMS e sua incapacidade de se manter independente da influência política dos Estados-membros. Isso refletia a crença de Trump de que a liderança da OMS favoreceu a China no início de 2020, elogiando sua resposta inicial à crise sanitária e criticando os EUA por fecharem suas fronteiras para viajantes chineses.
O conflito envolve, também, a intenção de suspender qualquer tipo de transferência de fundo à entidade, com um porta-voz do governo apontando que “O povo americano já pagou mais do que o suficiente para esta organização”. O processo de ruptura, contudo, pode ser questionado pelas dívidas ainda não pagas do país com a entidade.
* * *
Dengue e desigualdade
Pesquisa realizada pela Fiocruz se debruça sobre como a desigualdade afeta profundamente a vulnerabilidade das pessoas diante da dengue. O estudo aponta que homens negros, da região Nordeste, com baixa escolaridade têm até duas vezes mais chances de morrer pela doença. Saiba mais.
Ozempic falso
O uso de caneta emagrecedora vendida de forma ilegal levou uma mulher a internação em estado grave. Com a popularização dos medicamentos em questão, diversas alternativas proibidas pela Anvisa têm sido comercializadas. Autoridades, contudo, alertam para os riscos. Confira mais informações.
Recusa a transfusão de sangue
O TRF da 2ª Região determinou a necessidade de um programa de gerenciamento e manejo de sangue de pacientes em todos os hospitais federais. A decisão determina que todos os hospitais federais ofereçam alternativas à transfusão, o que beneficia pacientes que não aceitam o procedimento, como testemunhas de Jeová. Entenda.
Terceirização em Porto Alegre
A Atenção Básica de Porto Alegre passa por instabilidade diante do rompimento de contratos entre a prefeitura e empresas terceirizadas responsáveis pela gestão de postos na capital. Esse é o modelo de administração em 90% das Unidades Básicas da capital gaúcha e gera questionamentos entre os conselhos locais. Confira a matéria.
Outras Palavras é feito por muitas mãos. Se você valoriza nossa produção, contribua com um PIX para [email protected] e fortaleça o jornalismo crítico.

