Assistente social perseguido por orientação sexual obtém vitória na justiça
• Vitória na justiça a servidor a quem foi oferecida “cura gay” • Luigi Mangione não é terrorista • Vacina de VSR produzida no Brasil • E MAIS: CPF no SUS; queda de idosos; células-tronco e AVC •
Publicado 17/09/2025 às 18:41
Nilton dos Santos Silva trabalhava na prefeitura de Taubaté no âmbito da assistência social até 2023. Por ser gay, relatou uma rotina de assédio moral e exclusão de atividades de rotina de sua alçada, que culminaram em sua aposentadoria compulsória. Sua história foi relatada numa longa reportagem do UOL em maio.
A perseguição resultou em problemas de saúde mental e afastamento do trabalho, o que abriu brecha para uma junta médica, sob apoio de uma chefia que até chegou a lhe oferecer até “cura gay”, produzir um laudo que validava sua saída. Nilton foi à justiça, buscou autoridades e mostrou inúmeros exames que atestaram condições de saúde aptas ao trabalho.
Nesta segunda (15), perícia assinada por Karine Higa confirmou sua capacidade física e psíquica. O laudo foi produzido em nome da Secretaria de Justiça e Cidadania do governo do estado. Sobre os abusos, Nilton resumiu: “Precisamos de um órgão independente para fiscalizar irregularidades no funcionalismo público. Não pode ser terra de ninguém, onde os servidores estão à mercê do que a administração quiser fazer”. Sua reintegração dependerá de decisão judicial.
Assassino de CEO da United Health escapa da acusação de terrorismo
Luigi Mangione, que assassinou a tiros Brian Thompson, CEO da United Health, uma das maiores seguradoras de saúde do mundo, teve suas acusações de terrorismo descartadas por um tribunal de Manhattan. Sua provável condenação deve resultar em uma pena de 25 anos de prisão, mas a acusação da promotoria de justiça do estado não foi acolhida pela corte.
Seu crime foi motivado pelos abusos sistemáticos das empresas de saúde do país, sintetizados no lema “deny, depose, defend”, inscritos nas balas que mataram Thompson. Tais palavras se referem aos artifícios das empresas de negar e judicializar atendimentos médicos de seus segurados, o que explica a onda de apoio a Mangione, inclusive na porta do tribunal de onde escapou da acusação de terrorismo.
Butantan entrega vacina contra VSR ao SUS
Doença respiratória mais comum entre bebês e crianças, o vírus sincicial respiratório poderá ter sua incidência amplamente reduzida. Uma parceria entre o Instituto Butantan e a Pfizer concluiu a produção de uma vacina contra a bronquiolite causada por este vírus e a disponibilizará no SUS a partir de novembro.
A vacina atingiu 82% de eficácia e será aplicada em mulheres grávidas entre a 32ª. e 36ª. semana de gestação. A partir de sua adoção pelo sistema de saúde, espera-se uma drástica redução no número de internações hospitalares e mortes pela doença. O Butantan deverá ter capacidade total de produção do imunizante a partir de 2026.
* * *
CPF para ir ao postinho
O Governo Federal começou a emitir cartões do SUS que utilizam o CPF como número de identificação. A ação pretende unificar a base de dados do sistema, hoje fragmentada pela possibilidade de múltiplos cadastros da mesma pessoa. Acompanhe a implementação.
Idosos inseguros
Levantamento brasileiro identificou que 63% dos idosos relataram já ter sofrido quedas e 90% sentem medo de cair. Números bem mais altos que a média global e impacto na saúde mental são destaques da pesquisa. Entenda as razões.
Um possível tratamento para o AVC
Estudo publicado em periódico da Nature indica que o transplante de células-tronco pode ser eficaz para reparar tecidos cerebrais danificados por AVCs. Saiba mais sobre a técnica.
Outras Palavras é feito por muitas mãos. Se você valoriza nossa produção, seja nosso apoiador e fortaleça o jornalismo crítico: apoia.se/outraspalavras