Nossos projetos para 2020

> Uma série de grandes reportagens: Outras Palavras publica principalmente artigos e ensaios, produzidos por uma rede de cerca de 500 colaboradores editoriais voluntários – em sua maioria, pesquisadores ligados às Ciências Sociais. Certos temas requerem, porém, investigação jornalística específica, além de reflexão. Imagine, por exemplo, uma reportagem sobre o que são as emendas parlamentares no Brasil, fonte permanente de acordos corruptosentre o Executivo e o Legislativo. Um mapa detalhado sobre avanço da Agroecologia no campo, contra ventos e marés, e como ele pode inspirar a transformação radical da política agrícola. Uma imersão no universo dos bailes funk, nas periferias brasileiras.

As reportagens serão também uma oportunidade para jovens jornalistas que não encontram, na mídia tradicional, espaço para o que vai além da superficialidade. Uma parte delas será produzida pela redação de Outras Palavras; outra, em edital aberto ao público, para seleção de propostas.

> Um boletim diário de conjuntura: O caos informativo da internet – onde tudo está disponível e muitas vezes nada de relevante se encontra – levou ao surgimento de boletins diários concisos, para orientação da leitura. Foram criados por publicações internacionais (o Espresso, no The Economist, e os Morning Briefings, no New York Times e Guardian) e reproduzidos aqui (Meio, Nexo, Colabora). Mas, embora cumpram o importante papel de organizar a informação, todos estes estão alinhados com ideias conservadoras: a defesa das lógicas de mercado para organizar a vida social, a incapacidade de ir além da democracia liberal, mesmo quando esta mergulhou em crise profunda.

É preciso um novo produto editorial: um boletim diário redigido a partir de um ponto de vista crítico e transformador, e com aporte de centenas de fontes alternativas. Estamos empenhados em construí-lo há cerca de dois anos. Trabalhamos para lançá-lo em meados de 2020. Algumas edições experimentais sairão antes.

> O relançamento da OP TV, com grade diversificada de programas: Em 2017, Outras Palavras iniciou sua produção audiovisual, com programas esporádicos – análises de fatos relevantes do Brasil e do mundo. Houve dois anos experimentais, seguidos de uma pausa para balanço e reorganização. Em 2020, a produção será retomada, com ênfase inicial em três gêneros. Retomaremos as análises, agora semanais e com profundidade de sempre. Iniciaremos uma série de entrevistas, em que pensadores e ativistas vão examinar, em detalhes, temas de grande relevância esquecidos ou ocultados pela velha mídia (a tentativa de desmonte da Petrobras ou a Teoria Monetária Moderna, por exemplo). Produziremos programas didáticos para explicar e estabelecer polêmica sobre assuntos em que o senso comum é marcado por preconceito ou incompreensão (como a viabilidade da Renda Cidadã Incondicional ou da legalização das drogas psicoativas proibidas).

O esforço audiovisual de Outras Palavras poderá incluir podcasts; e será aberto, ainda em 2019, pelo primeiro edição do programa Diálogos por Outro Brasil, que convidará a imaginar o país após o pesadelo atual.