Uma radiografia da devastação
Obra da Expressão Popular, resultado de um trabalho entre coletivos, pesquisadores e profissionais da educação, documenta e analisa as nervuras do desmonte na educação empreendido pelo Governo Bolsonaro. Sorteamos um exemplar
Publicado 10/07/2025 às 18:34

Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 20% de desconto em todo o site da editora, 30% em livros impressos da série Sul Global e 50% nos ebooks da série Sul Global da Expressão Popular. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!
Os anos do governo Bolsonaro representaram um dos períodos mais sombrios para a educação pública brasileira. Sob ele, assistimos a um projeto sistemático de desmonte: cortes orçamentários drásticos, perseguição a professores e pesquisadores, desvalorização das universidades e institutos federais, e um ataque frontal ao pensamento crítico e à produção científica.
Essa ofensiva não foi aleatória, mas parte projeto que buscava deslegitimar o conhecimento público em favor de uma agenda autoritária, alinhada aos interesses do mercado e da extrema-direita.
Nesse contexto de ataques, a educação foi tratada como campo de batalha ideológica, com tentativas de censura, militarização de escolas e o avanço de medidas que privilegiavam o privatismo em detrimento do direito universal à aprendizagem.
As consequências são profundas: precarização do ensino público, fuga de cérebros, desestruturação de políticas educacionais históricas e o risco de um retrocesso social de décadas.

É justamente para documentar, analisar e resistir a esse processo que surge o livro Educação no governo Bolsonaro: inventário da devastação, organizado por Roberto Leher e publicado pela editora Expressão Popular.
Outras Palavras e Expressão Popular irão sortear um exemplar de Educação no governo Bolsonaro: inventário da devastação, organizado por Roberto Leher, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 21/7, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
A edição é resultado de um trabalho do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (Colemarx) e em diálogo com pesquisadores do Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec).
Além de denunciar os ataques, a obra revela as raízes políticas e econômicas do desmonte, mostrando como se articularam dentro de um projeto maior de fascistização da sociedade.
Combinando rigor acadêmico e engajamento político, o livro examina as principais estratégias usadas para desmontar a educação pública e as resistências que surgiram contra esse avanço autoritário.
Com contribuições de estudiosos vinculados a movimentos sociais, como o MST, a obra também destaca a importância da educação do campo e das lutas populares na construção de um projeto educacional emancipador.
Mais do que um diagnóstico, o livreto é uma ferramenta de luta que recusa a neutralidade, assumindo um compromisso ético e político, além de oferecer ricos subsídios teóricos e históricos para fortalecer a defesa de uma educação pública, gratuita, laica e socialmente referenciada.
Em parceria com a Expressão Popular, Outras Palavras irá sortear um exemplar de Educação no governo Bolsonaro: inventário da devastação, organizado por Roberto Leher, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 21/7, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a ferramenta através da qual é possível construir conosco um projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalista. Pela colaboração, diversas contrapartidas são disponibilizadas: sorteios, descontos e gratuidades oferecidas por nossos parceiros – são mais de vinte parcerias! Participe!
NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!
Outras Palavras é feito por muitas mãos. Se você valoriza nossa produção, contribua com um PIX para [email protected] e fortaleça o jornalismo crítico.