Para adentrar a obra de Virginia Woolf

Editora 34 reúne todos os contos e esquetes da escritora inglesa que revolucionou o romance moderno. Obra é um passeio por sua produção até o último texto, de 1941, escrito semanas antes de sua morte. Sorteamos 1 exemplar

.

Desde criança, escrever já era quase como um ofício: junto de sua irmã e de seu irmão, escrevia e distribuía o jornalzinho Hyde Gate Park entre seus familiares. Foi devorando a extensa biblioteca de seus pais que cresceu a grande Virginia Woolf, autora que ajudou a abrir novos caminhos para literatura, mas também para o feminismo contemporâneo.

Virginia (terceira à esquerda) com sua mãe, irmãs e irmãos durante suas tarefas, 1894 (Créditos: Wikimedia Commons)

Educada em casa, assim como muitas moças de sua época que tinham condições para tal, Virginia recebeu uma instrução de peso. Logo se tornaria reconhecida intelectual, mesmo não frequentando as salas das universidades, que eram ainda majoritariamente ocupadas pelo sexo masculino. Como pessoa sagaz e sensível que era, essas diferenças não passaram despercebidas e sem descontentamento.

Cedo oficializou a escrita como ofício. Em 1905, se tornou resenhista no Times Literary Supplement, onde trabalhou a vida inteira e, também, onde em poucos anos conquistou sua fama e respeito enquanto crítica literária. Além disso, no mesmo ano, também ministrou aulas para trabalhadores no The Morley College. Já em 1910, participou da campanha pelo sufrágio feminino.

Como se vê, desde cedo Virginia usou a pena para se manifestar à sua maneira contra as injustiças. Suas obras são sem dúvida reflexos disso. Desde seu primeiro romance “A Viagem” (The Voyage Out), a autora satiriza o apego e a inutilidade da nobreza decadente aos seus status, zombando de seus falatórios, ironizando os privilégios masculinos, mas, além disso, ressaltando em seu traço o papel de segundo plano que era relegado às mulheres.

O “grupo de Bloomsbury” de que Virginia e outros artistas e intelectuais faziam parte. (Créditos: Wikimedia Commons)

No entanto, não parou nisso – seu desejo de descoberta era sem limites. Ansiava escrever, mas assim como não se contentava com o “papel de mulher”, também não cabia nos moldes preestabelecidos da literatura. Afinal, como afirmava Woolf, nós e o mundo somos complexos demais e é função de quem escreve explorar profundamente essa complexidade. Ansiava, através da escrita, descobrir a si mesma, aos outros e a uma nova arte literária. Defendia a necessidade de reinvenção constante da literatura de ficção, de acordo com os desejos da escrita de cada um. Nesse sentido, assim como Joyce e Faulkner, foi  uma das precursoras do fluxo de consciência, a famosa – e complicada – técnica que inaugurou um novo momento para o modernismo.

Porém, pouco se fala sobre seus contos. Foi neles que a autora aperfeiçoou as técnicas narrativas que empregaria em seus romances. Marcados por sutilezas, complexidades, súbitas mudanças de perspectiva e mergulhos profundos no mundo interior das personagens, é nos contos de Virginia que podemos ver seu amadurecimento literário.

Agora, através do recém lançado Contos Completos, publicado pela Editora 34, podemos caminhar pela trajetória da prosa lírica da autora, indo além de seus romances. São 46 histórias e esquetes, organizados de forma cronológica e em capítulos divididos de acordo com fases de sua vida. Os escritos contam com a consagrada tradução para o português de Leonardo Fróes e são organizados por Susan Dick, pesquisadora da obra da escritora.

Outras Palavras e Editora 34 sortearão 1 exemplar de Contos Completos, de Virginia Woolf entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 19/6, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui.

A coletânea vai do primeiro conto, “Phyllis e Rosamond”, de 1906 ao último “O Lugar da Aguada”, de 1941 – escrito semanas antes de seu falecimento. De modo bastante experimental, ainda mais pelo caráter investigativo e um tanto inacabado de alguns, em seus contos é possível adentrar ainda mais nos temas da escritora.


Em parceria com a Editora 34, o Outras Palavras irá sortear 1 exemplar de Contos Completos, de Virginia Woolf, no intuito de possibilitar mais mergulhos na complexa obra da autora. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 19/6, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso! 

E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 30% de desconto no site da Editora 34. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!

Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: