Histórias de além-mar

A edição de outubro da Quatro Cinco Um aborda narrativas de conflitos e de refugiados em obras infantojuvenis e adultas. E mais: uma entrevista com Paulo Lins, autor de Cidade de Deus; além de resenhas de diversos livros recém-lançados. Sorteamos dois exemplares

Pipas voando, por Candido Portinari. [1941] | Fonte: Projeto Portinari
.

*

No mês que comemora o dia das crianças, a Quatro Cinco Um, a revista dos livros, anuncia sua #edição86, intitulada: Canções do Exílio.

Outras Palavras e Revista Quatro Cinco Um irão sortear dois exemplares da Edição #86 | Canções do Exílio, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 28/10, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

A revista em outubro se dedica a explorar além dos lançamentos adultos, lançamentos infantojuvenis com histórias de conflitos, trazendo notícias de outros mundos, tanto reais quanto ficcionais.

O volume conta ainda com contribuições significativas de renomados autores. Guilherme Casarões analisa as origens dos conflitos, enquanto Aparecida Vilaça discute os desafios históricos enfrentados pelos povos originários.

Renata Penzani traz a perspectiva de um autor queniano sobre os refugiados em seu próprio país, e Diogo Bercito apresenta um cordel sobre a trajetória de um refugiado sírio.

Também são destacadas resenhas que abarcam temas de exílio, incluindo a obra de Ágota Kristóf, um livro-carta de Igiaba Scego, e a emocionante narrativa de um guineense que atravessa o Mediterrâneo em busca de seu irmão, abordada por Flávia Mantovani. Há ainda Suzana Velasco analisando o romance de Jenny Erpenbeck, que retrata a realidade dos refugiados na Alemanha.

Além dos textos voltados ao público infantojuvenil, a edição apresenta Rebentos com reflexões sobre Ailton Krenak para crianças, e Dalton Trevisan ilustrado, enriquecidos por Andréa Del Fuego.

As estreias na literatura infantojuvenil de Martha Batalha e Itamar Vieira Junior também são celebradas, assim como reflexões sobre o envelhecimento dos pais, por Yara Hwang, e a relação entre batuques e ritmo da vida, por Kalaf Epalanga.

Complementando o panorama literário, a revista inclui resenhas do novo romance de Veronica Stigger, do ensaio de Joseph Brodsky sobre Veneza, uma obra sobre contos de fadas japoneses, além de um pertinente artigo sobre a perigosa radicalização das polícias, elaborado por Carolina Ricardo e Samira Bueno.

A edição desse mês da Quatro Cinco Um, apresenta escritos contemporâneos que se entrelaçam com questões sociais, culturais e humanas, revelando a riqueza e a complexidade de histórias que merecem ser contadas.

E tem mais…

+ entrevistas com a best-seller Carla Madeira, a poeta portuguesa Adília Lopes e o diretor de Cidade de Deus, Paulo Lins, que lança com Flávia Helena uma história sobre retirantes.

+ A edição traz destacados 22 livros, um listãozinho com 22 lançamentos infantis e infantojuvenis e um listão com 108 lançamentos em vinte áreas.


Em parceria com a Revista Quatro Cinco UmOutras Palavras irá sortear dois exemplares da Edição #86 | Canções do Exílio, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 28/10, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!


Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: