Direito à Cidade: A música também é uma arma
Obra da sobinfluencia reflete sobre potencial subversivo da música diante da homogeneização cultural e das forças conservadoras. Autor analisa como resgatá-la enquanto ferramenta de transformação social. Sorteamos um exemplar e um pôster
Publicado 04/12/2024 às 19:02 - Atualizado 04/12/2024 às 19:07
*
Em uma sociedade cada vez mais ditada pelo ritmo da homogeneização sonora imposta pelo capitalismo, o artista, escritor e crítico cultural Alexander Billet apresenta seu olhar inquietante sobre o papel da música na transformação social por meio da obra Abalar a Cidade: música e capitalismo, espaço e tempo, com o Brasil sendo o primeiro país a traduzi-la, graças aos esforços editoriais da sobinfluencia edições.
Outras Palavras e sobinfluencia edições sortearão 1 combo [Livro+Pôster] de Abalar a Cidade: música e capitalismo, espaço e tempo, de Alexander Billet, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a terça-feira do dia 10/12, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
O escrito reflete acerca do fato de que a música, muitas vezes utilizada para reforçar o conformismo, também pode ser uma poderosa ferramenta de resistência e reconfiguração social.
A perspectiva interdisciplinar, ampliada e afiada de Billet aborda como a indústria musical, por intermédio de processos que vão desde a gentrificação e da popularização das plataformas de streaming, tem moldado e, em certa medida, limitado nossas experiências sensoriais e criativas.
Entretanto, ao examinar protestos populares recentes, como o Black Lives Matter, e movimentos culturais de resistência, o autor sugere que a música ainda carrega um potencial imenso de subversão.
E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 25% de desconto no site da sobinfluencia edições. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!
O autor se baseia em uma vasta constelação de influências teóricas, de Adorno a Mark Fisher, e percorre um panorama que inclui desde os primórdios do punk até as raves contemporâneas.
Abalar a Cidade repensa a maneira como as formas musicais podem ser reconstruídas para oferecer uma alternativa ao individualismo e à alienação das sociedades neoliberais.
Billet não só critica as distorções impostas pela indústria, mas também nos leva a refletir sobre como a música pode, e deve, atuar como catalisadora de uma nova ordem social, onde a criação coletiva e a autodeterminação prevaleçam.
Em tempos de crescente controle social e cultural, onde a música muitas vezes se vê atrelada a forças conservadoras, obras como esta reivindicam a função libertadora da música, um meio de resistência criativa contra a opressão e a exploração, reafirmando o poder das pessoas para transformar o espaço e o tempo.
SOBRE O AUTOR
Alexander Billet é escritor, artista e crítico cultural que mora em Los Angeles. Seus escritos apareceram em Jacobin, In These Times, Chicago Review e outros meios de comunicação. Ele é editor da Locust Review e blogs da To Whom It May Concern.
SOBRE O PÔSTER
Criar sobre as fissuras da cidade
Pôster que acompanha o livro impresso em risografia, em preto e vermelho, no tamanho A3 , com uma collage analógica de Flávio Bá, para compor o livro Abalar a cidade – música e capitalismo, espaco e tempo.
Em parceria com a sobinfluencia edições, Outras Palavras irá sortear 1 combo [Livro+Pôster] de Abalar a Cidade: música e capitalismo, espaço e tempo, de Alexander Billet, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a terça-feira do dia 10/12, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para quem contribui todos os meses com a continuidade de nosso projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalista. Outros Quinhentos é a ferramenta através da qual é possível construir conosco esse horizonte. Pela colaboração, diversas contrapartidas são disponibilizadas: sorteios, descontos e gratuidades oferecidas por nossos parceiros – são mais de vinte parcerias! Participe!
NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!