Capitalismo digital: como evitar o fatalismo?
Em obra da Ubu Editora, Jonathan Crary examina os efeitos devastadores do capitalismo tardio e da tecnologia. Para o autor, a superação do condicionamento às redes sociais exige reimaginar as relações humanas. Sorteamos dois exemplares
Publicado 23/01/2025 às 17:54
O ano de 2025 começou com dois cenários preocupantes para as democracias ao redor do planeta: a posse de Donald Trump e sua crescente aproximação com gigantes da tecnologia, como Elon Musk, Mark Zuckerberg e Jeff Bezos.
Além disso, a Meta anunciou o fim da checagem de fatos, tornando ainda mais evidente o alinhamento da empresa com setores de direita, que utilizam o discurso de “Freedom of Speech” (liberdade de expressão) para dissimular suas reais intenções.
Em meio ao mar de conteúdos online ofensivos e abertamente de extrema-direita, surgem termos como brain hot, por vezes traduzido como podridão cerebral e considerado pela Oxford a palavra de 2024. O termo “nomeia a deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa, especialmente vista como resultado do consumo excessivo de material considerado banal ou pouco desafiador”, explica o professor da UFRJ Arthur Coelho Bezerra.
Tais notícias aterradoras são quadros do capitalismo tardio, e seus efeitos em nossas vidas e percepções ainda estão sendo estudados. No entanto, já podem ser sentidos de maneira avassaladora.
Em Terra arrasada – Além da era digital, rumo a um mundo pós-capitalista, publicado no Brasil pela Ubu Editora, o professor da Universidade de Columbia Jonathan Crary, dá continuidade às ideias expostas em sua obra anterior: 24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono (Ubu, 2016), que investiga como a interconexão de dispositivos e lógicas digitais – que englobam tecnologias como 5G, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, biometria e big data – não só redefine nossa relação com o mundo, como também caminha lado a lado com a devastação ecológica e o desmoronamento das estruturas da sociedade civil.
Outras Palavras e Ubu Editora irão sortear um exemplar de Terra arrasada – Além da era digital, rumo a um mundo pós-capitalista, de Jonathan Crary, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 3/2, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
Na obra, o autor descreve como o domínio das redes sociais – um dos sintomas mais visíveis do que ele denomina de “complexo internético” – contribuem para a erosão da convivência humana e a transformação cada vez mais acelerada de nossas necessidades e desejos em mercadorias.
Uma das grandes provocações de Terra Arrasada é a crítica à ideia de que nossa vida e existência estão irremediavelmente condicionadas à internet.
E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 30% de desconto em em todo os site da Editora Ubu. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!
Embora o capitalismo tardio e suas estruturas tecnológicas pareçam inescapáveis, Crary desafia a percepção de que o domínio da internet seja eterno e absoluto. Ao invés disso, ele argumenta que nossa inserção nesse mundo digital não é uma fatalidade, mas um estado que pode ser combatido, sugerindo que é possível, e necessário, reimaginar outras formas de nos comunicar, colaborar e viver, além das lógicas impessoais e manipuladoras da rede, refletindo também sobre a incapacidade das plataformas digitais de promover mudanças profundas e transformadoras.
Em um momento em que as redes sociais são frequentemente usadas como palco para manifestações políticas e sociais, o autor questiona o real impacto dessas práticas, destacando a superficialidade e a alienação que elas geram. Para ele, a verdadeira transformação começa fora do espaço digital, em ações concretas que desafiam a lógica do mercado e a cultura da vigilância.
A obra busca provocar uma mudança nas práticas cotidianas e na maneira como nos relacionamos com as tecnologias, demonstrando como a autonomia e a criatividade humana podem ser resgatadas diante da ameaça de um mundo saturado por um sistema que favorece o controle e a exploração.
Em um cenário cada vez mais fragmentado e desolado, Crary convoca-nos a repensarmos nossas possibilidades de resistência e reconstrução social e nos desafia a enfrentar a pretensa inescapabilidade do digital.
Em parceria com a Ubu Editora, Outras Palavras irá sortear um exemplar de Terra arrasada – Além da era digital, rumo a um mundo pós-capitalista, de Jonathan Crary, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 3/2, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!
NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!