Aprender Mandarim, agora com Outros Quinhentos
Instituto Confúcio na Unesp, em parceria com a Universidade de Hubei, oferece ensino de excelência no idioma mais falado do mundo, além de atividades culturais e oportunidades de bolsas de estudo na China. Sorteamos duas vagas entre quem apoia nosso jornalismo
Publicado 05/02/2025 às 16:15 - Atualizado 05/02/2025 às 16:20
Com o objetivo de aproximar o Brasil da rica cultura e tradição da China, o Instituto Confúcio na Unesp oferece uma oportunidade única de aprender mandarim e se aprofundar na cultura chinesa.
Inaugurado em 2008, o instituto integra a rede global de mais de 500 Institutos Confúcio, espalhados por 146 países, e se destaca por sua excelência no ensino de uma das línguas mais faladas do mundo.
Com sede na cidade de São Paulo, no bairro do Ipiranga, o Instituto Confúcio da Unesp se tornou um ponto de referência para quem busca aprender mandarim, o idioma mais falado do mundo.
Outras Palavras e Instituto Confúcio na Unesp sortearão duas vagas entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 10/2, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
Além da capital paulista, o instituto também está presente em outras 12 cidades do interior de São Paulo e, por meio de parcerias com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), oferece cursos em Manaus (AM) e São Luís (MA).
Já são mais de seis mil pessoas atendidas desde o início de suas atividades, entre alunos da Unesp, estudantes de escolas públicas, profissionais e membros da comunidade em geral.
Cursos de Mandarim e Atividades Culturais
O Instituto oferece cursos regulares de mandarim para todos os níveis, com uma metodologia completa que abrange a conversação, leitura e escrita. Os cursos utilizam material didático aprovado pela Universidade de Hubei e são ministrados por professores altamente qualificados, selecionados pela matriz do Instituto Confúcio na China (Hanban).
Os alunos têm a oportunidade de aprender os ideogramas chineses – os hanzis – desde o início, com o auxílio do sistema fonético oficial na China, o pinyin, que facilita a pronúncia correta e o aprendizado das palavras chinesas por meio do alfabeto romano.
O instituto se destaca por sua infraestrutura de ponta, que inclui uma biblioteca com mais de 10.000 itens, auditório com capacidade para 150 pessoas, laboratório multimídia e salas de aula modernas e bem equipadas.
Além disso, a instituição oferece um centro cultural que promove atividades diversificadas, como seminários, exposições, festivais e eventos acadêmicos. Esses eventos têm o objetivo de divulgar a cultura chinesa, fortalecer o intercâmbio cultural entre Brasil e China e enriquecer a experiência dos alunos e da comunidade em geral.
Reconhecimento e Prêmios
O alto padrão de ensino e as iniciativas culturais promovidas pelo Instituto Confúcio na Unesp não passaram despercebidos. Em reconhecimento à qualidade de suas atividades, o instituto recebeu, por três vezes, o prêmio de “Instituto Confúcio do Ano” – em 2010, 2012 e 2016.
Esses prêmios são uma prova do impacto positivo do instituto na promoção da língua e da cultura chinesa, tanto no Brasil quanto no cenário internacional.
Oportunidades de Intercâmbio e Bolsas de Estudo
Uma das principais vantagens de estudar no Instituto Confúcio da Unesp é a possibilidade de participar de programas de intercâmbio na China.
Com o apoio da matriz do Instituto Confúcio e de seus parceiros, o instituto oferece bolsas de estudo para que seus alunos possam realizar intercâmbios acadêmicos e imersões culturais na China.
Já foram mais de 300 alunos enviados para o país, onde puderam aprimorar o conhecimento do idioma e vivenciar a cultura chinesa de maneira direta.
Aprovação Oficial e Certificação de Proficiência
Além dos cursos de língua, o Instituto Confúcio também é o único órgão no Brasil autorizado a aplicar os exames de proficiência em língua chinesa, os famosos exames HSK (Hanyu Shuiping Kaoshi), HSKK e YCT. Esses exames são amplamente reconhecidos e exigidos por instituições e empresas na China e em outros países.
Ao se preparar para esses exames, os alunos do instituto têm a oportunidade de conquistar certificações de competência que podem abrir portas para novas oportunidades acadêmicas e profissionais, tanto no Brasil quanto no exterior.
Para aprender mandarim
O Instituto Confúcio da Unesp é muito mais do que um lugar para aprender um novo idioma; é uma porta de entrada para uma das culturas mais antigas e fascinantes do mundo.
Ao se inscrever, você terá acesso a um ensino de qualidade, a uma infraestrutura completa e a uma imersão no universo chinês, com apoio contínuo para o seu desenvolvimento.
Se você deseja aprender mandarim de forma eficiente e abrangente, explorar novas oportunidades profissionais ou acadêmicas ou simplesmente conhecer mais sobre a rica cultura da China, o Instituto Confúcio é o lugar certo para você.
Junte-se e faça parte de uma rede global de aprendizado e intercâmbio cultural que conecta o Brasil à China de maneira única e enriquecedora!
Estrutura do curso:
Básico Níveis:
Básico, Intermediário e Avançado
(curso completo a ser concluído em 4 anos 6 meses)
Módulos:
Básico 1 (50 horas distribuídas em 1 semestre)
Básico 2 (50 horas distribuídas em 1 semestre)
Básico 3 (50 horas distribuídas em 1 semestre)
Intermediário 1 (50 horas distribuídas em 1 semestre)
Intermediário 2 (50 horas distribuídas em 1 semestre)
Intermediário 3 (50 horas distribuídas em 1 semestre)
Avançado 1 (50 horas distribuídas em 1 semestre)
Avançado 2 (50 horas distribuídas em 1 semestre)
Avançado 3 (50 horas distribuídas em 1 semestre)
Total de horas: 450 horas de curso
Em parceria com o Instituto Confúcio na Unesp, Outras Palavras irá sortear duas vagas entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 10/2, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!
NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!