A ousada fuga de Trótski do exílio
Obra da Ubu Editora revela faceta pouco conhecida do revolucionário. No escrito, o líder bolchevique narra com sensibilidade literária sua dramática fuga da Sibéria, descrevendo detalhes da natureza e as dificuldades do povo russo pelo caminho. Sorteamos um exemplar
Publicado 07/11/2024 às 17:03 - Atualizado 14/11/2024 às 00:09
O dia 7 de novembro celebra o aniversário de nascimento de Liev Davidovich Bronstein, ou como ficou eternizado na história: Liev Trótski (ou Leon Trotsky), seu pseudônimo revolucionário.
Nascido no ano de 1879, na pequena localidade de Ianovka, no distrito (Óblast) de Kherson, na atual Ucrânia, o quinto filho de Anna Lvovna e David Leontyevish Bronstein, um lavrador de origem judaica, tornou-se um dos maiores revolucionários do século XX, cuja trajetória de luta e pensamento marcou profundamente a história da Revolução Russa.
Conhecido por sua atuação como líder do Exército Vermelho e por suas teorias sobre o socialismo, Trótski também deixou um legado literário que vai além de seus escritos políticos.
Recentemente, a Ubu Editora, lançou no Brasil a obra Fuga da Sibéria, escrita pelo próprio bolchevique. O livro narra, com precisão e sensibilidade, sua dramática travessia das estepes geladas da Rússia, após fugir da prisão onde foi exilado pelo Império Tsarista em 1907, por ser um ferrenho e perigoso opositor do regime.
Outras Palavras e Ubu Editora irão sortear um exemplar de Fuga da Sibéria, de Liev Trótski, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 18/11, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!
O relato dessa experiência na Sibéria oferece uma visão única da sua vida antes de se tornar uma figura central na história mundial. Este episódio, pouco explorado, revela um Trótski jovem, imerso em um ambiente de opressão, mas também de humanidade e solidariedade.
Além disso, a edição conta com notas de rodapé e apêndices que auxiliam uma compreensão mais completa e ampliada do contexto histórico que contorna a história.
Durante a viagem, o jovem revolucionário compartilha suas impressões sobre a natureza selvagem e as pessoas que encontra pelo caminho, com um olhar atento às relações humanas, às dificuldades do povo russo e aos comportamentos dos animais selvagens que cruzam seu caminho.
E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 30% de desconto em em todo os site da Editora Ubu. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!
Cerca de um ano antes, em 1905, Trótski fora preso com mais quatorze deputados operários por sua participação nas greves de massa que reivindicavam melhores condições para o povo trabalhador. Condenados ao exílio, são conduzidos, sob forte escolta da polícia tsarista, num trajeto que se arrasta por mais de um mês nas paisagens cada vez mais geladas.
A obra é dividida em duas partes: a ida, em que Trótski escreve cartas a sua esposa, e a volta, um relato de fuga que mistura o cômico e o dramático, recheado de detalhes sobre o improvisado transporte em trenós puxados por renas e guiados por um cocheiro embriagado.
Sua observação detalhada e irônica do mundo ao seu redor, da solidão e das dificuldades extremas, revela sua sensibilidade literária, mas também profundamente humana e empática.
Ao capturar o cotidiano de sua jornada, Trótski nos oferece mais do que uma simples narrativa de viagem. Ele nos brinda com uma reflexão sobre o sofrimento, a resistência humana e a solidariedade que surge mesmo nas condições mais adversas.
Dessa maneira, o escrito ilumina não só um capítulo pouco conhecido da vida do comunista, como também nos permite entrar em contato com o homem por trás do líder revolucionário, trazendo à tona sua perspicácia, seu humor e sua visão crítica da realidade.
Através de sua narrativa, Trótski transcende o papel de mero protagonista político, revelando suas emoções, medos e esperanças de forma comovente. Um livro que, além de relatar uma fuga audaciosa, é uma reflexão sobre o espírito humano diante das adversidades.
Em parceria com a Ubu Editora, Outras Palavras irá sortear um exemplar de Fuga da Sibéria, de Liev Trótski, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 18/11, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso
Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a plataforma que reúne a redação e os leitores para o envio das contrapartidas, divulgadas todas as semanas. Participe!
NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!