Autoridades da saúde recebem Tabela Política dos Antirretrovirais
Ministro da Saúde e diretora de Bio Manguinhos recebem tabela que apresenta os gastos exorbitantes do Brasil com medicamentos patenteados de tratamento do HIV
Publicado 04/12/2025 às 11:00 - Atualizado 05/12/2025 às 13:38

Na segunda-feira (1º), em meio ao 14º Abrascão, o Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI) entregou ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Tabela Política dos Antirretrovirais. O documento contém informações sobre os gastos exorbitantes do Sistema Único de Saúde (SUS) com medicamentos patenteados para tratamento de HIV. A data da entrega do material também marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.
“Pelo tratamento de primeira linha para cerca de setecentas mil pessoas, pagamos aproximadamente R$ 2.100 por ano, mas o menor preço internacional do genérico é de apenas R$73 anuais. Nesse processo, o Brasil transfere bilhões para o exterior, cerca de metade do orçamento do Departamento de HIV/aids do Ministério de Saúde. Nesse dia, a gente segue lutando contra os monopólios e em defesa do acesso universal”, afirmou Susana van der Ploeg, coordenadora do GTPI, a Outra Saúde.
A tabela ainda foi entregue a Silvia Santos, atual diretora do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), unidade produtiva da Fiocruz.
Na quarta-feira (3), o documento também foi apresentado aos participantes do Abrascão na comunicação oral “Controle social, responsabilização e acesso: o papel da Tabela Política para enfrentar as disparidades de preços de antirretrovirais no Brasil”, que fez parte da mesa “Assistência Farmacêutica: desafios e estratégias”.
Saiba mais em vídeo curto disponível em nossas redes.
Outras Palavras é feito por muitas mãos. Se você valoriza nossa produção, contribua com um PIX para [email protected] e fortaleça o jornalismo crítico.
