Cientistas voltam a acender alerta sobre gripe aviária
• Novos alertas sobre gripe aviária • Mães solos, saúde e sofrimento • E MAIS: canetas emagrecedoras, detecção tardia de câncer; novo remédio no rol da ANS; águas argentinas contaminadas •
Publicado 28/11/2025 às 15:02

Mais uma vez, um grupo de cientistas afirmou que a gripe aviária tem potencial de se tornar uma perigosa pandemia para a humanidade. Desta vez, o aviso veio do Instituto Pasteur, da França. O corpo técnico do Pasteur alega que não temos anticorpos para a cepa H5 do vírus, que tem se espalhado por mamíferos, ao contrário das anteriores H1 e H3.
Os últimos invernos do Norte Global têm registrado epidemias cada vez mais fortes entre as aves, o que causou o abate de centenas de milhões delas e afetou o setor comercial. Quanto à cepa H5N5, houve uma morte de humano infectado nos Estados Unidos. O último relatório da OMS sobre a doença, publicado em 21 de novembro, afirma que a transmissão entre humanos ainda é difícil.
A saúde mental de mães solo
De acordo com o IBGE, são 7,8 milhões de lares comandados por mães que cuidam sozinhas de um ou mais filhos (13,5% do total). Quase sempre responsáveis pelo cuidado de crianças em contextos em que o casal genitor não vive junto, essas mães solitárias enfrentam vários obstáculos cotidianos, o que se traduz em diversas possibilidades de adoecimento.
Como retratou matéria do Estadão, a saúde mental é ponto sensível para essas mulheres, que passam por privação do sono, ansiedade, depressão, estigmas e limitações financeiras capazes de afetar sua condição física e psíquica. E as soluções para seus dramas são escassas: muitas delas carecem de rede de apoio familiar e social e a luta permanente de superação individual acaba sendo a única opção.
* * *
Falsas canetas emagrecedoras
Febre da “indústria da beleza”, as canetas injetáveis destinadas a tratar diabetes se tornaram ferramentas de perda de peso. Com o mercado aquecido, falsificadores tentam lucrar, o que gerou uma ação da Polícia Federal. Nesta semana, a PF fez busca e apreensão em diversos estados e tenta cortar as redes de venda por internet. Entenda.
Detecção tardia de câncer colorretal
Dia 27 de novembro é marcado como Dia Nacional de Combate ao Câncer e entidades aproveitam para reforçar campanhas. Uma delas é organizada pela Fundação do Câncer, que lançou relatório no qual alerta que 60% dos casos estudados entre 2014 e 2023 demoraram para ser diagnosticados. Saiba o que a campanha defende.
Remédio para doença pulmonar no rol da ANS
Em sua última reunião, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar decidiu incluir o dupilumabe no chamado rol exemplificativo, o cardápio de tratamentos que planos de saúde devem garantir a usuários. A terapia se destina a tratar doença pulmonar obstrutiva crônica. Veja como funciona.
Contaminação de água ameaça Argentina
Estudo da Universidade de Rosário alerta que 17 milhões, quase metade da população do país, espalhada por 12 províncias, está exposta à contaminação de água por arsênico. A substância química estaria diluída na água em quantidades superiores ao consumo seguro. Como funciona a vigilância sanitária no país?
Sem publicidade ou patrocínio, dependemos de você. Faça parte do nosso grupo de apoiadores e ajude a manter nossa voz livre e plural: apoia.se/outraspalavras

