Aumenta o consumo de álcool entre mulheres
• Mulheres estão bebendo mais • E MAIS: Conferência de Saúde do Trabalhador; equipamentos para o SUS; sarampo; câncer de colo de útero •
Publicado 18/08/2025 às 14:03
Pesquisa realizada via Vigitel, inquérito do Ministério da Saúde por telefone, divulgou um aumento quase de 100% no consumo excessivo de álcool por mulheres entre 2006 e 2023 – de 7,7% para 15,2%. Por ser um diagnóstico de momento, sem acompanhamento contínuo de um determinado público, o estudo é definido como “transversal”, mas serve para embasar políticas públicas de prevenção e controle de doenças cardiovasculares, decorrentes do consumo de tais bebidas, tabagismo e outros fatores de risco para tais doenças.
Para especialistas ouvidos pela Folha, os resultados parecem vir de múltiplos fatores, desde a maior inserção no mercado de trabalho e aumento de renda de mulheres como a publicidade pouco regulada no setor. O momento da pandemia, quando o isolamento social levou a maior consumo de álcool, também pode explicar o resultado. Entre homens, o aumento foi de 24,8% para 27,3%. O estudo foi feito por pesquisadores da UFMG e publicado na Revista Brasileira de Epidemiologia.
* * *
Começa a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador
Entre segunda e quinta-feira, com cobertura do Outra Saúde, será realizado em Brasília evento que discutirá uma política nacional para os trabalhadores, à luz das atuais condições socioeconômicas. Confira edição especial da revista do Saúde em Debate, do Cebes, sobre o tema.
SUS comprará 180 mil equipamentos para UBSs
O Ministério da Saúde, por meio do pacote de investimentos do PAC Saúde 2025, destinará R$ 1,8 bilhão à compra de equipamentos para UBSs de mais de 5 mil municípios. As compras estão sendo realizadas por meio da AgSUS, agência pública de direito privado, por meio de edital de licitação. Saiba o que será adquirido.
Sarampo explode nas Américas em 2025
O negacionismo científico continua fazendo estragos na cobertura vacinal das populações do continente. Neste ano, o número de casos de sarampo se multiplicou por 34, com mais de 10 mil infecções e 18 mortes. A Opas afirma a relação direta dos fatores e pede reforço de campanhas de imunização. Entenda a gravidade da situação.
SUS tem novo teste para rastrear câncer de colo de útero
Na última sexta (15), o SUS passou a oferecer o teste de biologia molecular DNA-HP, desenvolvido em parceria da Fiocruz com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná, para detectar este que é um dos mais frequentes tipos de câncer entre mulheres no Brasil. Veja como ele funciona.
Sem publicidade ou patrocínio, dependemos de você. Faça parte do nosso grupo de apoiadores e ajude a manter nossa voz livre e plural: apoia.se/outraspalavras