O papel da Engenharia no resgate do Brasil

Fórum reúne lideranças e pesquisadores de vários campos da Engenharia para debater alternativas diante da desindustrialização e a falta de projeto nacional. O primeiro encontro será em junho. Objetivo: construir articulação que possa pensar políticas públicas

.

Lideranças da engenharia, arquitetura e ciências agrárias se reunirão nos dias 2 e 3 de junho, no Clube de Engenharia do Brasil (Rio de Janeiro), para a 1ª Reunião Anual do Fórum da Engenharia Nacional. O encontro, que antecede a 1ª Conferência Nacional da Engenharia (2025-2026), visa resgatar e articular um projeto de desenvolvimento sustentável e soberano para o país, alinhado com os princípios da Constituição de 1988 e a superação dos retrocessos econômicos e industriais das últimas décadas.

A iniciativa surge como resposta ao baixo crescimento crônico e à desindustrialização do Brasil, agravados pelas políticas neoliberais dos anos 1990. Segundo as entidades organizadoras, é preciso retomar um projeto nacional de desenvolvimento que combine tecnologia, sustentabilidade e redução das desigualdades. Sobretudo, tem como pano de fundo construir uma sociedade solidária, priorizando a erradicação da pobreza e diminuição das desigualdades.

Entidades e lideranças do setor destacam o repúdio ao abandono do projeto de nação. Desde 2006, articulam o projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, encabeçado pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).

No ano passado, mais de 250 lideranças assinaram um documento pela construção do Fórum da Engenharia Nacional e pela realização da 1ª Conferência Nacional da Engenharia. Nele consta que o fórum será uma articulação permanente que una lideranças de entidades profissionais e empresariais, instituições e universidades para dar um novo protagonismo destes atores na construção de políticas públicas. E propõe estabelecer um grande diálogo social para formatar um pensamento avançado e uma ação articulada para auxiliar a planejar e transformar o Brasil nos próximos 25 anos.

“A engenharia brasileira sempre demonstrou capacidade para resolver desafios complexos. Este Fórum é um passo para reconectar o Brasil ao sonho de um desenvolvimento justo e democrático, como previsto na Constituição”, afirma Allen Habert, do movimento Engenharia pela Democracia e do Fórum da Engenharia Nacional e um dos articuladores do encontro.

1ª Reunião Anual do Fórum da Engenharia Nacional
Data: 2 e 3 de junho de 2024
Local: Clube de Engenharia do Brasil (Rio de Janeiro)

Sem publicidade ou patrocínio, dependemos de você. Faça parte do nosso grupo de apoiadores e ajude a manter nossa voz livre e plural: apoia.se/outraspalavras

Leia Também: