Frente pela Vida se solidariza com Glauber Braga
Manifestando apoio a seu mandato, entidades da saúde denunciam que o deputado socialista sofre clara perseguição política. O objetivo de Lira e aliados: “intimidar o ativismo” dos que fazem oposição ao Centrão e suas práticas
Publicado 15/04/2025 às 16:58 - Atualizado 15/04/2025 às 17:24

Com a escalada da perseguição política contra o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), uma série de entidades científicas e movimentos sociais da área de Saúde demonstraram seu apoio à luta em defesa do mandato do parlamentar carioca, ameaçado por uma tentativa de cassação.
Em nota publicada na última sexta-feira (11/4), a Frente pela Vida (FpV), importante articulação política em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), se manifestou em solidariedade a Glauber e expôs as razões que motivam a ofensiva contra seu mandato popular. Ao fim desta matéria, a nota da FpV está disponível na íntegra.
O documento da FpV destaca que o processo movido contra o parlamentar do PSOL na Comissão de Ética é incontestavelmente uma ação de “perseguição política”. Seu principal fiador é o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de quem Glauber foi um “ativo oposicionista”. Com a movimentação pela cassação do deputado carioca, Lira e seus aliados “[tentam] intimidar o ativismo daqueles que fazem oposição ao chamado ‘Centrão’ na Câmara Federal”, sentencia a entidade.
O pedido de cassação foi feito a partir da resposta ativa de Glauber Braga a um homem filiado ao partido Novo que persegue o parlamentar no Rio de Janeiro e em outros lugares. Este cidadão, lembra a nota da FpV, é um “militante do Movimento Brasil Livre – MBL, conhecido por suas práticas de provocação e por insultar de forma vil a mãe do deputado, então doente, e que faleceu 22 dias depois do episódio”. Personalidades e entidades de posições diversas no espectro político opinam que a cassação do mandato seria uma punição absolutamente desproporcional ao caso. Um jornal carioca lembrou que o próprio relator do processo, o deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), já agrediu um jornalista em pleno Congresso Nacional e não sofreu qualquer consequência.
Por todos esses elementos, a Frente pela Vida “manifesta sua solidariedade ao deputado Glauber Braga, reivindica a integridade do seu mandato, entendendo que é ao mesmo tempo uma manifestação a favor da democracia”.
Cebes também defende o Glauber Fica
Outra histórica entidade do campo da saúde, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), também cerrou fileiras na mobilização popular em defesa do mandato de Glauber Braga. Seu presidente, o sanitarista Carlos Fidelis, destacou que a cassação seria uma “ofensa à justiça e às instituições da democracia” e exortou o Congresso a “voltar o seu olhar para as grandes questões nacionais”.
Leia, a seguir, a íntegra da nota da Frente pela Vida.
EM SOLIDARIEDADE AO DEPUTADO GLAUBER BRAGA E EM DEFESA DA DEMOCRACIA
Corre um processo na Câmara Federal para cassação do deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ), sob a acusação de ter expulsado das dependências da Câmara um militante do Movimento Brasil Livre – MBL, conhecido por suas práticas de provocação e por insultar de forma vil a mãe do deputado, então doente, e que faleceu 22 dias depois do episódio. Transformar este fato em motivo de cassação é desumano, desproporcional e fere a vontade de 78 mil eleitores do Rio de Janeiro, que consagraram pelo voto o Glauber como seu legítimo representante na Câmara Federal.
O processo vem marcado pelo viés da perseguição política, tendo sido o deputado um ativo oposicionista do ex-presidente da Câmara. Cassar Glauber Braga é um precedente grave e perigoso, que tenta intimidar o ativismo daqueles que fazem oposição ao chamado “Centrão” na Câmara Federal.
Manifestamos nossa preocupação com a integridade física do deputado, que iniciou greve de fome no dia 9 de abril, em protesto contra a decisão da Comissão de Ética da Câmara que decidiu pela cassação do seu mandato no dia 9 de abril/2025. A decisão final é do Plenário.
A Frente pela Vida manifesta sua solidariedade ao deputado Glauber Braga, reivindica a integridade do seu mandato, entendendo que é ao mesmo tempo uma manifestação a favor da democracia.
FRENTE PELA VIDA
Brasília, 11 de abril em 2025
Outras Palavras é feito por muitas mãos. Se você valoriza nossa produção, seja nosso apoiador e fortaleça o jornalismo crítico: apoia.se/outraspalavras