A Revolução Sandinista vista por dentro

Misto de autobiografia e história, livro do comandante guerrilheiro da FSLN, Omar Cabezas, é um relato cru e vívido da luta contra o regime de Somoza e a intervenção dos EUA na Nicarágua. Em parceria com Expressão Popular, sorteamos três exemplares

.

Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 20% de desconto em todo o site da editora Expressão Popular30% em livros impressos da série Sul Global e 50% de desconto. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse outras vantagens como essa!

Localizada na América Central, a Nicarágua é um belo país banhado ao leste pelo Mar das Caraíbas e a oeste pelo Oceano Pacífico. Tal paraíso passou 45 anos sob o domínio de uma das mais violentas e repressoras ditaduras do século XX. Liderada de maneira dinástica pela família Somoza, seu último representante foi Anastasio Somoza Debayle, o “Diabo da Nicarágua”.

O regime foi amplamente apoiado pelos EUA. No entanto, com a posse do recém-falecido Jimmy Carter na presidência dos Estados Unidos, em 1977, o apoio passou a ser condicionado ao respeito aos direitos humanos e à retirada do Estado de Sítio, em vigor desde 1975.

Foi a Revolução Sandinista que colocou um ponto final em tais anos de chumbo, com a deposição do ditador em 19 de julho de 1979, marcando o processo que viria a desembocar no governo liderado pelos sandinistas.

Em Canção de Amor aos Homens, o guerrilheiro Joan José, sob o codinome de Omar Cabezas, tece um relato intenso e envolvente de sua participação na Revolução Sandinista.

Outras Palavras e Expressão Popular irão sortear três exemplares de Canção de Amor aos Homens, de Omar Cabezas, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 24/2, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

Mais do que um simples testemunho, o autor compartilha sua experiência como comandante guerrilheiro, atuando nas montanhas da Nicarágua, e sua contribuição fundamental para a luta contra o regime de Somoza e as forças de ocupação dos Estados Unidos.

A obra, lançada no Brasil pela Expressão Popular, mistura elementos de romance, autobiografia e história. Nela, podemos continuar a acompanhar a jornada iniciada em seu premiado A montanha é algo mais que uma imensa estepe verde (Expressão Popular, 2024).

O relato apresenta, de maneira direta e visceral, os desafios, as perdas e as vitórias dessa revolução que reconfigurou a política e a sociedade nicaraguense e influenciou processos de redemocratização na América Latina.

Omar Cabezas nasceu na cidade nicaraguense de León em 1950 e tornou-se um proeminente membro da FSLN (Frente Sandinista de Libertação Nacional), fazendo parte da Junta de Comandantes da Revolução Sandinista. Sua trajetória política está intimamente ligada ao seu desenvolvimento como escritor.

Cabezas descreve com clareza as dificuldades enfrentadas, desde os momentos de desespero até o triunfo final, proporcionando uma visão crua e sincera da experiência revolucionária.

Cada capítulo é uma combinação de reflexões e vivências pessoais, onde o autor narra eventos históricos, ao passo que também compartilha sua visão sobre a luta e seus significados.

Com sua escrita sem rodeios, Canção de Amor aos Homens é uma obra relevante não só para os que buscam entender a Revolução Sandinista, mas para qualquer um interessado nas dinâmicas da resistência, da luta política e da transformação social.

Com uma dimensão universal, a obra se destaca pela sua honestidade e pelo olhar atento de Cabezas sobre o contexto em que esteve inserido, tornando-a uma leitura indispensável para quem deseja compreender melhor a história recente da América Central e Latina.


Em parceria com a Expressão PopularOutras Palavras irá sortear três exemplares de Canção de Amor aos Homens, de Omar Cabezas, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 24/2, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!


Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para os leitores que contribuem todos os meses com a continuidade de seu projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalismo. Outros Quinhentos é a ferramenta através da qual é possível construir conosco um projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalista. Pela colaboração, diversas contrapartidas são disponibilizadas: sorteios, descontos e gratuidades oferecidas por nossos parceiros – são mais de vinte parcerias! Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Leia Também: