Cinema, Contrapartidas, Cultura

Premiado em Berlim, “Pendular” estreia no Brasil com ingressos grátis para Outros Quinhentos

Longa de Julia Murat tem lançamento em cinemas de todo o Brasil nesta quinta, 21/9, e há dez convites para quem financia Outras Palavras

Por Simone Paz Hernández

Em 1980, a artista Marina Abramovic realizou uma performance junto ao seu marido, Ulay, chamada “Rest Energy”. Nela, Marina e Ulay seguravam um arco tensionado somente pelo peso de seus corpos, apontando uma flecha para o coração de Abramovic. Como ela relembra: “Rest Energy foi uma das obras mais difíceis em  toda a minha vida como artista de performance, porque nela eu não estava no comando. Era uma performance sobre confiança completa e total, em que eu poderia de fato morrer”.

É a partir dessa experiência que a cineasta brasileira Julia Murat se inspirou para criar o roteiro e dirigir o filme Pendular. O longa aborda a história de um casal de artistas: ele, escultor; ela, bailarina. Ambos dividem o mesmo galpão como espaço de trabalho, separados apenas por uma linha traçada no chão. A partir desse ponto é explorada a doação afetiva que existe entre casais, os obstáculos, o orgulho e o ego, o território onde vida e trabalho se misturam, o limite da arte e da intimidade, e a busca do equilíbrio.

O filme obteve o prêmio Fipresci no mais recente Festival de Berlim, e entrou na programação do Festival de Brasília, que está acontecendo esta semana. Também, conta com esculturas feitas pelas artistas Elisa Bracher e Marina Kosovski e é um espetáculo de dança, tornando o longa numa experiência artística fascinante e rara no cinema brasileiro.

Vitrine Filmes, parceira de Outras Palavras, presenteia com 5 pares de convites grátis nossos leitores engajados que assinam mensalmente ou anualmente Outros Quinhentos, e assim, sustentam nosso trabalho de jornalismo independente.

Para concorrer aos ingressos, basta preencher ESTE FORMULÁRIO (clique em cima) até as 18h de sexta-feira 22/09.

Confira os cinemas em que o filme entrou em cartaz: http://www.vitrinefilmes.com.br/site/?page_id=3754
Veja aqui o trailer.

Author


Avatar