Contrapartidas, Livros

Livro sobre o novo poder global chega ao Outros Quinhentos

A nova obra de Ladislau Dowbor convida a compreender a dominação financeira e o esvaziamento da democracia. Há 5 exemplares para sorteio entre membros que sustentam Outras Palavras

Por Simone Paz Hernández

Nasce a primeira publicação de Outras Palavras, o primeiro livro editado por nossa equipe, em parceria com a Editora Autonomia Literária e apoio da Fundação Perseu Abramo. Fruto do vasto e rico trabalho de pesquisa do economista e professor Ladislau Dowbor (PUC-SP), o livro A Era do Capital Improdutivo – A nova arquitetura do poder: dominação financeira, sequestro da democracia e destruição do planeta ganhou sua primeira edição e está prestes a ser lançado — no sábado 19 de agosto (veja aqui o evento) — na casa que abriga a nossa redação e tantos outros coletivos de luta e muita garra, em São Paulo.

A obra não só denuncia e expõe com clareza e assertividade o modo como grandes bancos e empresários dominam as agendas dos governos, utilizando grande parte do dinheiro público para pagamento de juros abusivos, enquanto a população e suas reivindicações pelo bem-estar social são varridas para baixo do tapete; ele também convida a imaginar e engendrar novas formas de retomar a democracia e o crescimento saudável da economia, já tão deteriorada pelo excesso de financeirização: daí o título que menciona o capital improdutivo, aquele que não cria nada.

Enquanto o livro não chega às prateleiras das livrarias, você pode concorrer a um dos cinco exemplares que sortearemos nos próximos dias. Basta ser um colaborador de Outros Quinhentos e preencher o formulário ao final deste post, até as 18h de segunda-feira 14/08. Se você ainda não colabora com nosso esforço coletivo de financiamento e quer entender mais, dê uma espiadinha aqui.

Veja também o vídeo do professor Ladislau, explicando um pouco mais sobre seu estudo em recente entrevista.

Author


Avatar