Para conhecer o pensamento de Judith Butler
Numa iniciativa do Espaço Cult, Berenice Bento ministra curso de introdução à filosofia da pensadora que é referência em teoria queer, feminismo e política. Aulas serão feitas à distância e há duas vagas grátis, em sorteio, para quem nos financia
Publicado 04/05/2020 às 19:44 - Atualizado 04/05/2020 às 20:11
Por Simone Paz
Introdução ao pensamento de Judith Butler: reconhecimento, gênero, estado, é o novo curso oferecido pelo Espaço Cult (da Revista CULT), e ministrado pela socióloga e pesquisadora Berenice Bento — colaboradora super presente e recorrente com seus textos no Outras Palavras (leia seus artigos, aqui).
O curso será feito pela plataforma Google Meet e tem início na próxima segunda-feira, 11 de maio, às 19h. No total, serão cinco encontros virtuais, com duas horas de duração cada.
Nas reflexões de Judith Butler sobre luta por reconhecimento, identidade, diferença ou abjeção, o Estado aparece como um “ator” fundamental no processo de distribuição diferencial de cidadania e de produção dos sentidos atribuídos à humanidade. Com este movimento teórico, a autora termina por borrar os limites entre teoria social e ontologia.
Este minicurso poderá contribuir com as reflexões de estudantes/pesquisadorxs/ativistas que atuam com populações que historicamente lutam por reconhecimento (negrxs, travestis, transexuais, mulheres, populações indígenas) e que, para isso, precisam produzir dispositivos discursivos que se contrapõem a outros que negam seus direitos.
Para concorrer a uma vaga grátis (temos duas!), basta ser nosso apoiador, por meio do programa Outros Quinhentos, e preencher este formulário até quinta-feira 7/5.
A seguir, o programa do curso:
Aula 1 – 11/05: Enquadramento da obra de Judith Butler: primeiras aproximações
Aula 2 – 12/05: Reconhecimento/não reconhecimento
Aula 3 – 13/05: Gênero e os limites do dimorfismo sexual
Aula 4 – 15/05: O paradoxo do Estado: produtor de reconhecimento e da morte
Aula 5 – 18/05: Os sem-Estado: Apátridas, diásporas e exílios (a questão da Nakba [catástrofe] palestina)
Serviço:
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE JUDITH BUTLER: RECONHECIMENTO, GÊNERO, ESTADO
CURSO MINISTRADO POR: Berenice Bento
CARGA HORÁRIA: 10h
DIAS DO CURSO: 11, 12, 13, 15 e 18/05/2020 – sempre às 19h
LOCAL: Online, transmitido pela plataforma Google Meet
– Concorrer a vagas grátis, aqui
(Valor original do curso: R$280,00)
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos