Para ver, ouvir, dançar e sentir além do capitalismo

O embrutecimento político-subjetivo assola a vida sob o neoliberalismo. Obra da editora sobinfluencia elucubra sobre outras possibilidades estético-políticas para enfrentar o “deserto espiritual” que nos assola. Sorteamos um exemplar e um pôster

Apresentação da The Sun Ra Arkestra, fundada pelo compositor vanguardista Sun Ra. Foto: Dimitri Hakke/Getty Images

Da necessidade candente de construir e fortalecer alternativas estético-políticas que possam intervir em nossas realidades e sensibilidades assoladas pelo capitalismo predatório, as autoras Sandra Ruiz e Hypatia Vourloumis teceram a obra Formação sem forma – caminhos para o fim deste mundo, lançada pela nossa parceira de longa data: a sobinfluencia Edições.

Outras Palavras e sobinfluencia edições sortearão 1 combo [Livro+Pôster] de Formação sem forma – caminhos para o fim deste mundo, de Sandra Ruiz e Hypatia Vourloumis, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 10/6, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!

O livro, que é também um projeto experimental, foi forjado nas experiências estéticas de resistências e rebeliões de grupos historicamente oprimidos pelo capital. Reverberando sensibilidades que habitam fora do padrão.

Além disso, apresenta materiais das mais variadas áreas, sendo constituído por uma profusão de referências, dentre mídias, artes, artistas e movimentos. Ademais, bebe de referências como o compositor Sun Ra, o líder revolucionário Thomas Sankara, o sociólogo W. E. B. Du Bois, entre muitas outras. 

A ideia é encontrar uma não-forma em contraponto a forma que adestra olhares e percepções diante do sistema que rege nossas vidas. Sendo assim, é uma investigação que enseja uma outra gramática estética, seja ela a níveis terminológicos ou de coordenadas simbólicas e conceituais.

As autoras tomam uma posição de recusa em utilizar os termos do dominador, para assim buscar as possibilidades de “reinvadir” a realidade com o mágico, enfrentando o deserto espiritual do neoliberalismo. É utilizando dessa ferramenta que Ruiz e Vourloumis escutam outros contornos rítmicos e buscam enfrentar a aceleração do capital que aprisiona nossos cotidianos.

Enfrentar o embrutecimento subjetivo, político e coletivo que nos atravessa todos os dias se faz cada vez mais necessário e a construção de caminhos para o fim deste mundo e o renascimento de um futuro em que a vida possa florescer em plenitude passa por essa encruzilhada.


SOBRE AS AUTORAS

Sandra Ruiz é Professora Associada de Estudos da Performance no Departamento de Teatro e Inglês da University of Illinois Urbana-Champaign. Ela é autora de Ricanness: Enduring Time in Anticolonial Performance e coeditora da série de livros Minoritarian Aesthetics. Ruiz também é a fundadora da La Estación Gallery e co-fundador do Brown Theatre Collective.

Hypatia Vourloumis é uma teórica da performance que trabalha com escrita experimental, anticolonial, feminista, teoria racial crítica e estudos queer; música, poética, filosofias da linguagem; estudos sonoros e cultura popular. Ela recebeu seu Ph.D em estudos da performance na Universidade de Nova York, realizou pesquisa de pós-doutorado no Interweaving Performance Cultures Research Center na Free University em Berlim (2012-14) e foi bolsista em 2016 no Research Center for the Humanities em Atenas, atualmente leciona no Dutch Art Institute. Ela é co-editora da revista Performance Research On Institutions e publicou em revistas, catálogos de arte e volumes editados, incluindo Women & Performance, Ephemera e Theatre Journal.


SOBRE O PÔSTER

Ouça profundamente os contornos rítmicos da terra

Pôster que acompanha o livro Formação sem forma – caminhos para o fim deste mundo, de Sandra Ruiz & Hypatia Vourloumis. Impresso em risografia (papel pólen bold 90g), no tamanho A3 (29,7x42cm).


E não se esqueça! Quem apoia o jornalismo de Outras Palavras garante 25% de desconto no site da sobinfluencia edições. Faça parte da rede Outros Quinhentos em nosso Apoia.se e acesse as recompensas!

Em parceria com a sobinfluencia edições, Outras Palavras irá sortear 1 combo [Livro+Pôster] de Formação sem forma – caminhos para o fim deste mundo, de Sandra Ruiz e Hypatia Vourloumis, entre quem apoia nosso jornalismo de profundidade e de perspectiva pós-capitalista. O sorteio estará aberto para inscrições até a segunda-feira do dia 10/6, às 14h. Os membros da rede Outros Quinhentos receberão o formulário de participação via e-mail no boletim enviado para quem contribui. Cadastre-se em nosso Apoia.se para ter acesso!


Outras Palavras disponibiliza sorteios, descontos e gratuidades para quem contribui todos os meses com a continuidade de nosso projeto de jornalismo de profundidade e pós-capitalista. Outros Quinhentos é a ferramenta através da qual é possível construir conosco esse horizonte. Pela colaboração, diversas contrapartidas são disponibilizadas: sorteios, descontos e gratuidades oferecidas por nossos parceiros – são mais de vinte parcerias! Participe!

NÃO SABE O QUE É O OUTROS QUINHENTOS?
• Desde 2013, Outras Palavras é o primeiro site brasileiro sustentado essencialmente por seus leitores. O nome do nosso programa de financiamento coletivo é Outros Quinhentos. Hoje, ele está sediado aqui: apoia.se/outraspalavras/
• O Outros Quinhentos funciona assim: disponibilizamos espaço em nosso site para parceiros que compartilham conosco aquilo que produzem – esses produtos e serviços são oferecidos, logo em seguida, para nossos apoiadores. São sorteios, descontos e gratuidades em livros, cursos, revistas, espetáculos culturais e cestas agroecológicas! Convidamos você a fazer parte dessa rede.
• Se interessou? Clica aqui!

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também:

Um comentario para "Para ver, ouvir, dançar e sentir além do capitalismo"

  1. José Mário Ferraz disse:

    Neoliberalismo é apenas uma das mil e muitas formas de escravizar o povo festeiro e religioso que enquanto requebra os quadris no axé e futebola espera que divindades resolvam sua falta de tudo, exceto trabalho para que outros desfrutem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *