Para repensar o futuro, uma leitura proposta por Ubu e Outros Quinhentos
“Depois do futuro”, do veterano de maio de 68, Bifo Berardi, tem exemplares em sorteio especial para quem sustenta Outras Palavras
Publicado 24/05/2019 às 18:59
“Depois do futuro”, do veterano de maio de 68, Bifo Berardi, tem exemplares em sorteio especial para quem sustenta Outras Palavras
Por Simone Paz
No comecinho deste ano, a Ubu Editora nos procurou com motivo do lançamento do livro “Depois do Futuro”, de Franco “Bifo” Berardi. A razão era: reproduzir uma entrevista que nós traduzimos em 2017, onde ele respondia a perguntas para Juan Íñigo Ibáñez.
Para nós foi um prazer e uma honra, pois a ideia de Outras Palavras é que os textos sejam compartilhados e espalhados mundo afora, e que cheguem a muitas pessoas. É por isso que também traduzimos tantas matérias inéditas no Brasil, de vários veículos estrangeiros.
Também, temos muita admiração pela Ubu, editora feita por mulheres incríveis, que surgiu em 2016 e chegou já impressionando, com uma edição lindíssima de Os Sertões, de Euclides da Cunha. Os autores que a Ubu traz ao público dialogam muito com o estilo de Outras Palavras. São ativistas e filósofos, artistas, poetas. Como a própria editora descreve: “Com um catálogo múltiplo, buscamos propor conexões entre diversos campos – como antropologia, filosofia, psicanálise, arquitetura, design, artes plásticas, fotografia e literatura – que constituam ferramentas de reflexão para pensar questões atuais.”
Eu me lembrava de ter lido textos inspiradores e Bifo, e foi assim que me deparei com o texto que havia traduzido com Inês Castilho em 2017 — e que continua atual: Neoliberalismo, assexualidade e desejo de morte
Portanto, pensamos numa nova parceria: oferecermos livros da Ubu — em sorteios e com descontos — para quem sustenta o jornalismo independente de Outras Palavras, por meio do financiamento coletivo Outros Quinhentos.
Começaremos com o livro que iniciou esta história, “Depois do Futuro”, com dois exemplares em sorteio!
Basta ser Outros Quinhentos e participar por meio deste formulário, até quarta-feira 29 de maio de 2019
Franco “Bifo” Berardi é um escritor, filósofo e ativista cultural italiano. Atualmente, está com 69 anos e um de seus temas de estudo é a relação entre o movimento social anticapitalista e a comunicação independente. Viveu maio de 68 quando tinha 18 anos e foi colega de Antonio Negri e Félix Guattari.
Em “Depois do Futuro” o autor “repassa as vanguardas do século XX para mostrar como o futuro, até os anos 1970, era visto com esperança e confiança. O progresso como uma linha evolutiva para um mundo melhor, com mais conhecimento e tecnologia, se mostrou uma fantasia. Em vez de promissor e brilhante, o porvir que aguarda as novas gerações nascidas em berço digital, precarizadas e altamente conectadas, é incerto e amedrontador.
Articulando referências culturais de arte, cinema e literatura e pensamento crítico, o filósofo e ativista passa pelo Manifesto Futurista, pelo movimento punk do anos 1970 e pela revolução digital dos anos 1990 para concluir algo sobre o presente: somos incapazes de conceber o que ainda está por vir.”
Para comprar, acesse: https://www.ubueditora.com.br/depois-do-futuro.html
Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos