Outros Quinhentos sugere: “Tinta Bruta”

Enquanto responde a processo criminal, jovem youtuber LGBT é forçado a lidar com a mudança da irmã para o outro lado do país. Contribuintes de Outras Palavras concorrem a cinco kits do filme de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon

Por Vitrine Filmes

Drama brasileiro premiado no Festival de Berlim com o Teddy Awards, “TINTA BRUTA”, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, estreou no dia 6 de dezembro. O filme foi o grande vencedor do Festival Internacional de Cinema do Rio, onde foi premiado como Melhor Filme, Melhor Roteiro para Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, Melhor Ator para Shico Mengat e Melhor Ator Coadjuvante para Bruno Fernandes. Com roteiro também assinado pela dupla, o filme conta a história de Pedro (Shico Menegat), um jovem que com o codinome GarotoNeon, se apresenta no escuro do seu quarto para milhares de anônimos ao redor do mundo, pela internet. Com o corpo coberto de tinta, ele realiza performances eróticas na frente da webcam. Ao descobrir que outro rapaz (Bruno Fernandes) de sua cidade está copiando sua técnica, Pedro decide ir atrás do mesmo. Segundo Filipe, o projeto foi inspirado em outra produção da dupla.

“O filme surgiu de uma vontade de falar sobre despedidas, raiva e resistência. Inicialmente a narrativa veio de um curta- metragem nosso, ‘Quarto Vazio’, mas durante o processo de escrita muito se modificou”, afirma o diretor. Os diretores explicam como funciona a parceria, que já foi realizada em trabalhos anteriores, como “Beira-Mar”, na série “O Ninho” e diversos curtas-metragens: “Nosso processo é bastante coletivo. Fazemos tudo juntos, desde a escrita do roteiro, os ensaios, decupagem, até durante as gravações e no acompanhamento da pós-produção. Temos bagagens muito semelhantes (ambos somos também atores, por exemplo), mas alguns focos distintos que, quando combinados, acreditamos que contribuem para o nosso trabalho”, revela Filipe.

Com produção da Avante Filmes, coprodução da Besouro Filmes e distribuição da Sessão Vitrine Petrobras, “TINTA BRUTA” teve estreia mundial no Festival de Berlim,e passou pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Festival do Rio.

Sinopse:

Enquanto responde a um processo criminal, Pedro é forçado a lidar com a mudança da irmã para o outro lado do país. Sozinho no escuro do seu quarto, ele dança coberto de tinta neon, enquanto milhares de estranhos o assistem pela webcam.

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Filipe Matzembacher e Marcio Reolon
Produção: Avante Filmes
Coprodução: Besouro Filmes
Produtores: Filipe Matzembacher, Jessica Luz e Marcio Reolon
Produtora executiva: Jessica Luz
Diretor de fotografia: Glauco Firpo
Diretora de arte: Manuela Falcão
Montador: Germano de Oliveira
Desenho de som e mixagem: Tiago Bello e Marcos Lopes
Trilha Sonora original: Felipe Puperi
Elenco principal: Shico Menegat, Bruno Fernandes, Guega Peixoto, Sandra Dani e Frederico Vasques

PRÊMIOS:
– Teddy Award for Best Queer Feature Film
– Berlin IFF 2018
– CICAE Prize
– Berlin IFF 2018
– Premio Maguey for Best Film
– Guadalajara IFF 2018
– Best Narrative Film
– Wicked Queer: Boston LGBT FF 2018
– Best Feature Film; Ottavio Mai Award
– Lovers FF 2018 – Young Jury Award
– Lovers FF 2018 – Special Mention of Sunny Bunny Competition Jury
– Molodist Kyiv IFF 2018
– Best International Narrative
– Outfest Los Angeles 2018
– Special Mention
– Queer Lisboa 2018

Contribuintes de Outros Quinhentos  concorrem a kits do filme e 5 pares de ingressos válidos de segunda a quarta em qualquer cinema que tiver o filme em cartaz.

Preencha o formulário abaixo até sexta-feira 14/12 as 10h00  e concorra à um dos pares de ingressos. Lembrando: os ingressos, cortesia da Vitrine Filmes, valem de segunda à quarta durante o período de exibição do filme.

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OutrosQuinhentos

Leia Também: